Postagens Recentes

Alugar, Comprar, Financiar ou Construir?

Por 23 fevereiro

Alugar, Comprar, Financiar ou Construir  - Arrojada Mix

Olá pessoal, vamos falar de casa?

Quem Casa, Quer Casa - Alugar, Comprar, Financiar ou Construir?

Eu já testei os 4 e falaremos um pouco sobre isso, afinal quem casa, quer casa. Embora o artigo seja direcionado para aqueles que estão planejando casar, as dicas servem para todos: solteiros, casados, com ou sem filhos. Segundo pesquisas, um dos maiores sonhos dos brasileiros é conquistar a casa própria. E embora morar de aluguel tenha suas vantagens, confesso que também tem suas limitações, uma delas é nem sempre poder fazer mudanças, às vezes até na cor, algumas decorações e o valor. Mas, o ponto aqui é auxiliar na decisão, então pode ser que minha experiência ajuda vocês.

O que analisar antes de tomar a decisão?

Primeiramente, lembremos que a decisão final é sua, aqui são apenas considerações de quem passou pelas situações e gostaria de trazer dicas para ajudar quem está na mesma jornada.
A primeira coisa a se fazer é analisar os prós e contras de cada opção e ver qual melhor se encaixa em sua realidade. Ninguém é igual a ninguém, o que funciona com uma pessoa pode não funcionar para você. Por isso, analise cada situação com calma, faça simulações de valores a curto, médio e longo prazo, analise suas despesas fixas e variáveis e aí tome sua decisão. Veja se consegue economizar com a decisão que escolher, pense também em taxas pagas separadamente: como documentação, impostos, manutenção, em alguns casos condomínio.
📝Analise prós e contra
📝Analise suas finanças
📝Pesquise valores, taxas e despesas adicionais
📝Faça simulações

Nossa história com casas:

Antes de casar compramos um terreno, trabalhamos juntos uma temporada inteira para juntar o valor do lote. O que levantamos deu para comprar um terreno em um bairro que estava iniciando, tinha apenas 4 casas construídas, mas foi o que nosso dinheiro deu na época, e claro, estávamos felizes com isso.
No momento não tínhamos dinheiro para a construção, afinal gastamos tudo com a compra do terreno, à vista. Então, fomos juntando mais um tempo, e elaboramos um orçamento, porém só dava para o alicerce, então adiamos por mais um tempo. Aí veio os preparativos para o casamento, devido ao trabalho do meu esposo íamos precisar morar na cidade vizinha por 8 meses, então decidimos morar esses meses de aluguel e só depois com o dinheiro da demissão construir a casa. Ao fim do período de 8 meses, que se estenderam para 9 meses, a empresa convidou meu esposo a continuar trabalhando e ficamos mudando de cidade com a empresa, como era algo temporário acabamos morando 7 anos de aluguel, em 7 cidades diferentes.
Quando meu esposo saiu da empresa fomos para a cidade onde nossas famílias moravam, e lá o custo para a compra de uma casa é bem mais acessível. Então pegamos o valor do FGTS, algumas economias e compramos uma casa, ainda faltavam alguns detalhes e tivemos que terminar a construção, acabamos o necessário para morar e mudamos.
Depois mudamos novamente e foi necessário voltar para o aluguel, após analisar as condições da cidade, vimos que os valores de um financiamento eram os mesmos do aluguel. Então financiamos nossa casa atual e mudamos. Morei por quase 10 anos de aluguel e quando conseguir minha casa fiquei feliz de comprar móveis pela minha necessidade real e não o que ficasse mais fácil caso fosse mudar, amei entrar em um casa pronta, poder fazer as mudanças que quisesse.
Por isso, posso dizer que já experimentamos as 4 situações.
Mas, vamos aos prós e contras que achamos em cada um?

Vantagens e desvantagens de alugar

Para alguns alugar uma casa pode ser uma perda de dinheiro, já que você precisa pagar mensalmente. Mas, a verdade é que alugar não é um dinheiro jogado fora, afinal você usufrui a casa e paga por isso.
A maior vantagem do aluguel é que, nos termos do contrato você pode negociar detalhes, como menor preço em um contrato a longo prazo, também a responsabilidade por manutenção predial não é do inquilino, também pintura e outros danos são responsabilidade do proprietário. Exceto, se o dano for causado pelo locador, tudo isso precisa ver colocado em contrato.
Outra vantagem do aluguel são as opções de localização, em algumas áreas é quase impossível achar imóveis à venda, principalmente em centros, então se você deseja morar em um lugar assim, alugar pode ser a única opção acessível.

Alugar é a opção ideal para quem busca um imóvel a curto prazo e quer ter flexibilidade de mudar de endereço. Também pode ser uma opção para facilitar a localização referente ao trabalho ou escola dos filhos. Por exemplo, digamos que você mora longe do seu trabalho ou da escola de seu filho, o que você gasta (tempo e custo financeiro) para o deslocamento, pode não compensar se comparado com o valor do aluguel na mesma área. Vale a pena calcular e talvez se mudar. Nesse caso, pode-se morar de aluguel até ver se é viável uma mudança definitiva.

Alguns economistas até sugerem morar de aluguel e investir um valor para comprar um imóvel à vista ou viver com renda.
Se você deseja uma casa de um padrão ou localização mais elevado, o custo para aquisição também é maior e talvez você não tenha de imediato. Nesse caso, morar de aluguel onde seu estilo de vida é interessante, pode ser uma vantagem, em vez de comprar uma casa com custo menor, mas em um local que você não tem interesse.

Para jovens, estudantes e casal sem filhos morar de aluguel pode ser mais prático no início e até mais barato. Mas, com tempo, podem achar necessário comprar algo maior segundo as necessidades que vão surgindo. O aluguel garante essa possibilidade e se adapta conforme a necessidade de cada pessoa e em diferentes momentos de sua vida.
A desvantagem também existe, alguns locatários não permitem mudanças no local, apenas se o aluguel for a longo prazo ou com garantia de devolver o imóvel como encontrado. Com isso, fica mais complicado adquirir móveis planejados a sua necessidade ou ambiente.
O locatário também pode pedir o imóvel. Isso é uma das reclamações que mais escuto. Imagina, você quer ficar, mas a pessoa precisa vender ou usar o imóvel de outra forma e você tem um prazo para entregar.
O que mais me pegava era a questão de não poder comprar móveis do meu gosto.
Vantagens
🏠Localização
🏠Preço
🏠Manutenção
Desvantagens
🏠Personalização
🏠Custo a longo prazo

Vantagens e desvantagens de construir

Construir é muito legal, em especial para quem tem um projeto, algo específico em mente é chance de tirar seus planos do papel e ter a casa exatamente como você deseja. Construir tem, sim, transtornos, como o valor do terreno e da construção.
Considere o valor do lote, alguns precisam de financiamento de anos.
Procure bons profissionais, desde um bom engenheiro ou arquiteto, boa equipe de obras e bons materiais, desde blocos, cimentos, pisos, telhas de PVC colonial, material elétrico e hidráulico. Assim evitará dores de cabeça e prejuízos maiores a frente.

Lidar com obras pode ser bem frustrante, em especial, quando ocorre algum erro. Os prazos não são seguidos ou imprevistos vão aumentando os custos.
Eu particularmente, desanimei bastante com construção e até reforma ando evitando.

Outra vantagem da construção é que você pode fazer aos poucos, fazer alguns cômodos principais e ir ampliando, ou construir e fazer os acabamentos gradualmente.
🏠Custo do terreno
🏠Custo da construção
🏠Estresse

🏠Ser do seu gosto
🏠No seu ritmo
🏠Possibilidade de financiamento

Vantagens e desvantagens de comprar

Comprar uma casa pode ser a realização de um sonho para muitos, mas é uma decisão que requer planejamento e uma reserva financeira sólida. Se você possui economias significativas, a compra pode ser uma opção atraente. Ter o imóvel quitado significa liberdade financeira, sem mensalidades a pagar.
Para quem tem uma economia guardada é uma boa opção. Com dinheiro na mão você tem poder de negociação e não ficam dívidas futuras.

Para conseguir uma boa barganha, às vezes pode ser vantajoso comprar uma casa mais antiga e fazer algumas reformas, então considere esse custo também.

No entanto, a maior desvantagem de comprar é a necessidade de ter todo o valor disponível de uma só vez. Infelizmente, essa não é a realidade da maioria dos brasileiros, tornando a compra uma opção inacessível para muitos. Além disso, é importante estar ciente das responsabilidades contínuas, como manutenção, impostos e possíveis imprevistos que podem surgir.

🏠Custo total

🏠Liberdade financeira

Vantagens e desvantagens de financiar

Financiar uma casa é uma opção popular para quem não tem todo o valor à vista. No entanto, é uma empreitada de longo prazo, com alguns financiamentos estendendo-se por até 35 anos. É importante analisar os juros acumulados ao longo desse período e garantir que sua renda seja estável para cumprir as obrigações mensais.
A maioria das casas financiadas são novas, reduzindo os custos com reformas. Elas possuem garantias e muitos financiamentos incluem seguro, para imprevistos.

Ao optar por financiar, é necessário dispor do valor da entrada, calcular as taxas de juros e estar ciente do longo comprometimento financeiro.
É fundamental que você leia atentamente o contrato. Certifique-se de compreender todos os termos, condições e implicações financeiras envolvidas. Em casos de financiamento, é especialmente importante entender a evolução das parcelas ao longo do tempo. Faça pesquisas sobre quais bancos têm as melhores taxas, pesquise sobre a possibilidade de amortização.

Caso precise mudar, você pode ter duas opões: ou alugar o imóvel, e continuar pagando as parcelas. Ou vender o imóvel, quitar o financiamento ou transferir o financiamento e recuperar o valor investido.

🏠Casa própria parcelada
🏠Amortização

🏠Custo da entrada
🏠Juros a longo prazo


Alugar, comprar, financiar ou construir são decisões que devem ser tomadas com base em uma análise profunda de suas finanças, metas de vida e preferências individuais. Cada opção tem seus prós e contras, e encontrar o equilíbrio certo para sua situação é fundamental.
Lembre-se, esta é apenas uma visão geral e é sempre recomendável buscar orientação profissional ao tomar decisões financeiras significativas.

Gostou das dicas? Sua casa é própria ou alugada? Depois dessas dicas, você mudou sua forma de ver alguma dessas opções? Conta aí nos comentários.

Postagens Relacionadas

0 comments

Deixe aqui seu comentário. É muito importante para mim e para o blog. Obrigada pela visita e carinho...