Postagens Recentes

Decoração Infantil - Quartos Temáticos Geram Criatividade

Por 22 fevereiro

Decoração Infantil - Quartos Temáticos Geram Criatividade
Olá pessoal, vamos falar de decoração infantil?

Decoração Infantil- Quartos Temáticos Geram Criatividade

Se tem algo que deixa muitos pais empolgados é preparar o quarto para a chegada dos filhos ou reformá-lo conforme eles vão crescendo. Separamos algumas sugestões que podem ajudar os pais a terem menos dor de cabeça na hora da decoração do cantinho dos pequenos e, que além de bonito, o quarto do seu filho possa ficar funcional, prático e estimular a criatividade deles.

Escolha os móveis e elementos

O primeiro passo é definir a cartela de cores que será utilizada e, depois, decidir se o espaço será decorado de acordo com algum tema específico ou seguirá apenas uma direção cromática. A partir dessa escolha será possível ir definir os móveis, a iluminação e, claro, a roupa de cama.

A sugestão é fugir de peças extremamente infantis e optar por móveis que sejam adaptáveis a diversas alturas e fases. Deixe para usar elementos criativos, coloridos e estimulantes nos detalhes fáceis de mudar, como cortinas, quadros, brinquedos, tapetes, almofadas e lençóis. Invista em elementos que estejam presentes no dia a dia da criança ou façam parte do imaginário cultural em que estão inseridas, por exemplo, trazem mais vida ao espaço, como letras e números coloridos, mundo animal, plantas e floresta, mundo aquático.

Deixe espaços que a criança consiga brincar sozinha, deixar o brinquedo atacado, escrever, desenhar, sem atrapalhar o funcionamento da casa. Assim, as crianças se sentem confortáveis e os pais não precisam achar a bagunça um incômodo.
Decoração Infantil - Quartos Temáticos Geram Criatividade

A aposta em quartos Montessorianos

O ambiente é composto por mobiliário que valoriza a independência e liberdade das crianças. Ela propõe uma organização prática e funcional dos ambientes conforme a capacidade física das crianças. O estilo Montessoriano surgiu na Itália, no início do século passado.

A proposta é que os móveis e objetos presentes nos cômodos infantis sejam projetados de modo que os pequenos possam utilizá-los de forma livre e independente – sem o auxílio de um adulto. É necessário escolher móveis coerentes à altura das crianças, como estantes e prateleiras mais baixas, uma cama em que elas possam subir com facilidade, baús para colocar os brinquedos, um tapete confortável onde possam brincar, um espelho fixado na parede para se enxergarem, evitando coisas que as crianças possam se machucar.
Decoração Infantil - Quartos Temáticos Geram Criatividade

Decoração Infantil - Quartos Temáticos Geram Criatividade
O importante é que a criança consiga usar sua criatividade, brincar e desenvolver com segurança e que os pais sintam um ambiente bonito e seguro para seus filhos. Com amor, dedicação e criatividade é possível conseguir um quarto que agrade os pais e filhos.

Gostaram das dicas? Você gosta de um estilo que quarto mais clássico ou criativo? Prefere algo mais neutro ou temático? Conta aí nos comentários.

Postagens Relacionadas

1 comments

Deixe aqui seu comentário. É muito importante para mim e para o blog. Obrigada pela visita e carinho...