Postagens Recentes

A Importância de Aprender a Lidar Com Dinheiro Desde Pequeno

Por 27 fevereiro

A Importância de Aprender a Lidar Com Dinheiro Desde Pequeno
Olá pessoal, vamos de dica financeira?

Educação Financeira:

A Importância de Aprender a Lidar Com Dinheiro Desde Pequeno

Uma boa base financeira ajuda as pessoas não somente a economizar, mas a realizar seus sonhos e a conquistar uma vida mais confortável. E aprender isso ainda pequeno pode fazer muita diferença na vida adulta, por isso com a Sicredi trouxemos aqui no Arrojada Mix, esse ponto para ajudar os pais e educadores.
Entender como o dinheiro funciona e como gerenciá-lo são questões muito importantes para a sociedade em que vivemos. Educação financeira é permitir que as pessoas mantenham uma relação saudável com seu dinheiro e tomem decisões mais conscientes e assertivas ao longo da vida. Com informação você passa a entender melhor os conceitos e os produtos financeiros para poder tomar decisões mais inteligentes quando o assunto for o seu dinheiro.
Por isso, especialistas recomendam que o aprendizado sobre como usar o dinheiro comece já na infância. Indivíduos que desenvolvem uma relação saudável com o dinheiro desde criança conseguem administrá-lo com mais inteligência, sabem como manter o controle dos gastos, além da importância de poupar e de planejar seu financeiro.

Uma boa base financeira ajuda as pessoas não somente a economizar, mas a realizar seus sonhos e a conquistar uma vida mais confortável. Confira alguns benefícios:
✔ Estabelecer e realizar metas
✔ Planejar o futuro com mais tranquilidade
✔ Fazer escolhas responsáveis
✔ Controlar gastos
✔ Não acumular dívidas
✔ Ter um orçamento previsível
✔ Realizar sonhos
A Importância de Aprender a Lidar Com Dinheiro Desde Pequeno

Conversar sobre o assunto e ensinar, por meio de pequenos desafios e atitudes, é a melhor estratégia para criar um comportamento positivo em relação ao dinheiro. Traçando um paralelo com a economia, a educação financeira nas idades iniciais é como uma reserva, em que as crianças acumulam conhecimento para ser aplicado ao longo da vida.

“O resultado de abordar a educação financeira na escola desde o ensino infantil é que crianças e adolescentes conseguirão tomar decisões financeiras muito mais acertadas, possibilitando realizar seus sonhos a curto, médio e longo prazo. Os conhecimentos adquiridos permitem a construção de bons hábitos no uso de dinheiro, proporcionam uma vida mais confortável e, claro, evitam erros que podem durar anos” destaca Celso Régis, presidente da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia.

As crianças e adolescentes também podem ir experimentando o assunto em casa. Isso faz parte da educação básica. Isso, além de contribuir com o futuro das gerações, também é benéfico para as famílias, pois todos passam a olhar para o mesmo planejamento financeiro e entender o poder de compra no lar.

É preciso ter constância e disciplina no hábito de poupar. Para ficar mais palpável, dê exemplos reais, citando algum brinquedo que a criança deseje e quanto tempo e dinheiro precisaria economizar para comprá-lo. Aliás, pensar no futuro é uma dica de ouro. É importante começar a se organizar desde cedo para ter um futuro leve e longe das preocupações.

Seja exemplo para seus filhos, aprenda a investir e evite dívidas desnecessárias. Procure a agência mais próxima e peça para seu gerente lhe mostrar todas as opções de investimentos. Assim você pode escolher a que melhor se encaixa nas suas necessidades.

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio.

Site do Sicredi:
www.sicredi.com.br

Gostaram das dicas? Acham que faz diferença aprender sobre isso ainda na infância? Esse artigo te ajudou de alguma forma?

Postagens Relacionadas

5 comments

  1. Olá!
    Concordo que precisamos abordar esse assunto desde cedo nas escolas de uma maneira interativa. Começar ensinar a poupar a investir e a ter consciência sobre o dinheiro.
    Achei seu artigo maravilhoso.
    Beijos.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Super importante saber educar as crianças desde cedo a lidar com o dinheiro.
    Big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  3. Que são mesmo umas boas dicas para seguir
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderExcluir
  4. Super importante, devia ter até na escola, as pessoas seriam muito melhores com dinheiro pós adulta

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  5. Aqui em casa desde pequena levei isso comigo, por conta do meu pai que trabalhava no banco.
    Cresci e aprendi que guardar dinheiro para necessidades faz um bem danado pra gente. Já tive épocas de gastar horrores, mas era um problema emocional que afetava.
    Depois de entender e resolver esse problema, ficou mais claro a forma de lidar com dinheiro.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. É muito importante para mim e para o blog. Obrigada pela visita e carinho...