Postagens Recentes

Doce Ilusão - Tipos de Açúcares e Suas Características

Por 30 novembro

Doce Ilusão - Tipos de Açúcares e Suas Características
Olá pessoal, vamos falar sobre alimentação?

Doce Ilusão - Tipos de Açúcares e Suas Características

Minha amiga Claudia do Instagram @clau.inspira, trouxe recentemente na página dela, uma série falando sobre os tipos de açúcar, suas características, benefícios e malefícios, e como escolher o melhor para sua rotina alimentar.

Tipos de Açúcares:

Basicamente a diferença está na composição nutricional não nas calorias. Açúcar é açúcar em qualquer versão e as calorias estão lá!
No mercado os mais encontrados são:
🍬Branco refinado
🍬Cristal
🍬Demerara
🍬Mascavo 

Então, qual é o melhor?
Não há um açúcar perfeito, todos tem pontos negativos, como já falado a diferença está nos nutrientes oferecidos e não nos malefícios. Açúcar em excesso pode causar muito mais do que apenas uns quilinhos a mais, podem causar ou agravar problemas sérios de saúde.
O melhor para se fazer é acostumar com menos açúcar! Sim,você consegue!
Então, vamos conhecer um pouco sobre cada um e você poderá escolher.

Açúcar Branco ou Refinado

É o mais comum e mais usado, está na lista de compras da maioria das famílias, é facilmente encontrado nos supermercados e seu custo é o mais baixo da categoria dos açúcares.
Está presente em todas as preparações de guloseimas e sobremesas e tem um sabor viciante!

Ele é processado a partir do melado de cana de açúcar ou do açúcar mascavo. Inicialmente apresentado na cor marrom, o açúcar refinado recebe uma série de produtos químicos que alteram sua cor e sabor para que ele fique claro e uniforme.

Consequentemente, o processo de refinamento faz com que o produto perca suas vitaminas e sais minerais, o que o transforma em um alimento com calorias vazias, ou seja, sem nutrientes, além disso, o consumo excessivo do açúcar refinado pode causar obesidade, diabetes e complicações como a síndrome metabólica e a resistência à insulina.

Açúcar Cristal

Muito consumido pela população, as pessoas consomem este tipo de açúcar achando que ele faz parte dos tipos saudáveis pois tem os grânulos pouco processados.
Este tipo de açúcar é difícil a dissolver de por isso não adoça muito, porém, este açúcar embora não é refinado tem os seus grânulos grandes ele perde 90% dos nutrientes quando é processado, portanto ele é mais próximo do açúcar branco refinado, quase uma caloria vazia!
Doce Ilusão - Tipos de Açúcares e Suas Características

Açúcar Demerara

É um dos mais caros da categoria dos açúcares hoje em dia, é facilmente encontrado em supermercados e lojas de suplementos, é usado em preparações que seguem uma linha mais saudável e consumido por um perfil de pessoas que se preocupam com a qualidade dos alimentos.

Seu sabor é mais suave do que o mascavo. Este açúcar passa por um processo de refinamento leve, mas sem aditivos químicos e com isso mantém uma cor de caramelo, grãos mais grossos e levemente úmidos considerado mais saudável, os nutrientes são preservados, não é considerado uma caloria vazia (ainda melhor se for o orgânico).

Produzido a partir do suco da cana de açúcar, que é fervido e evaporado para retirar a maior parte da água, ficando apenas os grãos do açúcar, possui vitaminas e minerais como ferro, ácido fólico e magnésio, tem índice glicêmico médio (demora mais tempo para ir para corrente sanguínea), ajudando a evitar grandes picos de glicose no sangue.

Porém, deve ser consumido com cautela pois tem calorias que podem levar ao aumento de peso. Pode ser usado em qualquer preparo de sobremesas adaptado a versões mais saudáveis.

Doce Ilusão - Tipos de Açúcares e Suas Características

Açúcar Mascavo

Também vem da cana de açúcar, como ele não passa por nenhum processo de refinamento ou ganho de aditivo químico, ele possui uma coloração mais escura (marrom ou dourado).

Quando comparado ao açúcar refinado, o mascavo ganha em termos qualitativos, uma vez que ele possui menos calorias e tem mais vitaminas e minerais, como cálcio, magnésio, fósforo e potássio. Desta maneira, ele é uma ótima escolha para pessoas que querem ter uma alimentação mais saudável. 

Quando utilizado na culinária, em preparações de doces e bolos o açúcar mascavo altera a coloração deixando o bolo ou o doce sempre com o tom mais escuros, e lembrando que ele não adoça tanto quanto os outros açúcares!
Doce Ilusão - Tipos de Açúcares e Suas Características
 
Existem outros tipos de açúcares como de coco e beterraba, além dos adoçantes, mas esse post foi apenas sobre os açúcares mais tradicionais e mais fáceis de encontrar. Esperamos que tenham gostado.
 
Gostaram? Já conhecem a página @clau.inspira? Corre lá que a Cláudia sempre dá dicas ótimas sobre alimentação, vida após os 40, receitinhas e muito mais.

Postagens Relacionadas

10 comments

  1. Quando vi o post fiquei decidida a me esforçar e diminuir o açúcar, já comecei por substituir o branco pelo demerara e o mascavo

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas. Eu não lembro quando foi a última vez que comprei açúcar refinado. Raramente quando uso é o demerara orgânico

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não sabia mesmo muita coisa, mas adorei bastante a tua dica
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente um post completo Alecia amei eu estou usando o demerara

    ResponderExcluir
  5. Que máximo o seu post falando sobre os tipos de açúcar, é importante saber sobre esse alimento que usamos todos os dias na nossa alimentação, gostei muito de saber bjs.

    ResponderExcluir
  6. adorei saber sobre a diferença
    aqui em casa uso muito o mascavo, e é uma delicia

    ResponderExcluir
  7. Aqui em casa usamos muito o demerara e mascavo, açúcar branco está quase excluído do nosso dia a dia.

    ResponderExcluir
  8. Olá Querida, tudo bem?
    Confesso que não sabia mesmo muita coisa, mas adorei bastante a tua dica:)
    Muito Obrigada:)
    Bjs Karina

    ResponderExcluir
  9. Aqui em casa usamos o açúcar refinado mesmo. Sei que existe alguns que sao otimo para saude, mas nao usamos

    ResponderExcluir
  10. Muito bom saber a diferença de cada um.
    Ainda compro do comum, mas temos usado pouco.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. É muito importante para mim e para o blog. Obrigada pela visita e carinho...