Postagens Recentes

Como Armazenar os Alimentos de Forma Correta

Por 09 maio

Como Armazenar os Alimentos de Forma Correta
Olá pessoal, vamos falar sobre conservação de alimentos?

Como Armazenar os Alimentos de Forma Correta

Quem nunca foi pegar um biscoito e ele estava fofo? Foi pegar um lanche e ele já estava mofado? Já foi cozinhar o feijão e tinha bichinhos? Já esqueceu algo no armário e quando foi usar estava vencido? Reservar um tempo para armazenar e conservar os alimentos da melhor forma, pode te ajudar a economizar tempo e muito dinheiro.

É essencial guardar os alimentos em boa forma que conservem toda a sua qualidade e sabor. É importante manter a despensa sempre seca, ventilada, protegida do sol, limpa e livre de produtos vencidos. Além disso, os biscoitos devem ser armazenados perto dos olhos e longe de produtos de higiene e limpeza, pois alguns de seus ingredientes podem afetar a segurança dos alimentos consumidos.

Mantenha a dispensa limpa:

Esvazie o espaço, jogue fora produtos vencidos e embalagens vazias e limpe as prateleiras. Verifique a presença de insetos e roedores, cheiros fortes, sujeira pode ser sinal de parasitas. Para evitar odores e insetos use um pano úmido embebido em uma mistura de cravo e vinagre de álcool.
Para baratas e roedores use produtos adequados para afastá-los, produtos que não contamine seus alimentos. Use telas e feche brechas por onde eles possam passar para a dispensa ou armário.
Faça essa limpeza de forma periódica, pode ser uma vez por mês ou sempre que achar necessário.

Separe os alimentos por categorias:

Com a despensa estiver limpa, separe os alimentos por tipos. Deixe farinhas, biscoitos doces e salgados, arroz, feijão, massas, molhos e condimentos, caixas de leite, leite em pó. De acordo com cada categoria, coloque os itens mais pesados ​​em baixo e os alimentos mais leves em cima. Organize os itens que mais usa nas prateleiras mais acessíveis, assim como os produtos com mais novos e mais antigos, deixando sempre os mais antigos na frente.
Dê atenção a ervas para chás e temperos.

Compre com sabedoria:

Na hora de comprar faça uma lista do que realmente precisa, evite comprar por impulso ou apenas porque está na promoção, mas não tem previsão de uso. Verifique a data de validade, itens vendidos refrigerados normalmente tem um prazo mais curto.
Se comprar produtos com prazo de validade próximo, coloque-o como prioridade de uso.
Como Armazenar os Alimentos de Forma Correta

Como Armazenar os Alimentos de Forma Correta

Armazene da forma correta:

Os alimentos que já estão abertos devem ser mantidos de forma bem fechada, uma opção é tirar da embalagem original e colocar em potes de plástico ou vidro transparente bem vedados. No caso dos biscoitos, é importante não misturar os sabores ou os tipos para não haver interferência no paladar. A maioria dos alimentos se conserva por bastante tempo se respeitado o armazenamento correto em ambiente seco, fresco, sob a proteção do sol e longe de insetos e roedores.
Como Armazenar os Alimentos de Forma Correta

Use etiquetas:

Se for jogar fora as embalagens originais é importante identificar os potes onde foram colocados com uma etiqueta, coloque o prazo de validade e data em que foi aberto. Se mais pessoas na casa costumam ter acesso ao local, nomeie as prateleiras e caixas organizadoras.

Aproveite bem os alimentos:

Após seguir esses passos de limpeza e organização, você vai ter mais facilidade para evitar o desperdício. Priorize usar os produtos abertos antes de abrir novos produtos. Se perceber que algum produto está próximo da validade procure maneiras criativas de utilizá-lo, procure receitas na internet ou divida com algum amigo, assim evitar desperdício.

Gostaram das dicas? Como você costuma guardar seus alimentos? Alguma das dicas acima te ajudou? Conta aí nos comentários.

Postagens Relacionadas

12 comments

  1. Eu fico olhando em programas essas embalagens de vidro e fico encantada.
    Infelizmente acho caro.
    Beijinhos ;*
    Blog Menina Caprichosa |

    ResponderExcluir
  2. Que sim, são umas boas dicas para fazer cá em casa
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderExcluir
  3. Olá, Alécia.
    Que dicas ótimas. É importante ter a informação da validade dos produtos nas embalagens e ficar de olho qualquer tipo de alteração.
    big beijos

    ResponderExcluir
  4. Dicas preciosas! Ótimas para colocar em prática.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho despensa, está razoavelmente organizada.
    Eu quero comprar potes de mantimentos de vidro porque deu bicho aqui no feijão, limpei, mas fico com medo de voltar.
    Beijos!
    www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  6. É muito importante saber armanezar os produtos da forma correta, muito bom o post, tem informações que vão ajudar bjs.

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre faço lista pra ir no mercado, é muito mais prático. Mas quanto ao armazenamento eu já peco um pouco, ainda bem que agora tenho essas dicas para colocar em pratica!

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Parabéns pelo artigo é muito informativo, adorei. É muito importante saber a maneira correta de armazenar os alimentos

    ResponderExcluir
  9. Todas as dicas são preciosas, eu tenho guardado em vidros etiquetados, foi a melhor coisa que eu fiz na vida, muito menos desperdício!

    ResponderExcluir
  10. Minha mae faz isso. Ela diz o quanto é importante armazenarmos corretamente

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Gostei bastante das dicas. Estou precisando mesmo cuidar mais aqui em casa. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  12. Realmente devido as reciclagens é ate uma responsabilidade social colocar as etiquetas.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. É muito importante para mim e para o blog. Obrigada pela visita e carinho...