Postagens Recentes

Dicas Práticas Para Proteger os Olhos do Uso das Telas

Por 27 julho

Dicas Práticas Para Proteger os Olhos do Uso das Telas
Olá pessoal, falaremos saúde dos olhos:

Dicas Práticas Para Proteger os Olhos do Uso das Telas

Durante os dias de isolamento social é comum, passarmos mais tempo em frente as telas, seja por celular, tablet, computador ou TV. E claro, isso é algo que faz parte do dia a dia e talvez para você isso não seja um problema. Mas, existe um perigo a exposição dos olhos a essas telas. Qual?

Perigo das telas aos olhos

As telas em geral emitem um tipo de luz que prejudica os olhos, essa luz é chamada de luz azul. A luz azul é emitida por lâmpadas e pelas telas de aparelhos eletrônicos, em especial para quem usa na configuração de luz alta.
A luz azul, além de atrapalhar o olho, ele pode causar ressecamento dos olhos, dores de cabeça e perda de sono. Se você não tem problemas de visão como miopia, astigmatismo ou fotofobia, provavelmente, só sentirá uma sensação de cansaço e a perda de sono.
Aparelhos eletrônicos em si, não causam problemas de visão, eles acentuam caso você já tenha o problema. Ou seja, você não vai precisar usar óculos só porque fica muito tempo no celular, mas se você já tiver uma pré-disposição você vai sentir essa necessidade com maior frequência.

Como prevenir a luz azul:

É quase impossível, hoje, excluir totalmente a exposição à luz azul, mas algumas medidas práticas podem te ajudar a amenizar os efeitos negativos da alta exposição a eletrônicos.

Configure seus aparelhos:

Nos aparelhos procure as configurações que inibem a luz azul e prefira o modo noturno. Alguns celulares já vem com essa opção de fábrica, em outros é possível baixar um aplicativo para essa função.
Um outra opção é diminuir a luz dos aparelhos, deixando na opção 'baixa', sempre que possível. Ou na opção 'brilho adaptável', ou 'ajuste automático' do aparelho, nessas opções o aparelho baixa e aumenta a luz conforme a necessidade do ambiente, assim não fica na opção alta quando já tiver luz suficiente.
Dicas Práticas Para Proteger os Olhos do Uso das Telas

Descanse seus olhos:

Dê uma pausa aos olhos sempre que for ficar muito tempo em frente as telas. Tire uns 2 ou 3 minutos da frente da tela, feche os olhos e mexa-os para os lados, procure piscar várias vezes para hidratar os olhos e então volte a sua atividade.
Se você mora em uma região seca, com baixa umidade do ar, também pode lavar os olhos com água limpa ou soro fisiológico. Não use colírios por conta própria.

Procure um oftalmologista

Mesmo que você não tenha apresentado sintomas graves, se trabalha com muita exposição a luzes, vale uma visita ao oftalmo, ele pode dá alguns conselhos e orientações.
Se você começar a apresentar algum sintoma como dores de cabeça, sensibilidade à luz, dificuldade de visão para perto ou longe ou já tem algum problema diagnosticado, consulte o oftalmologista com frequência de 1 ou 2 anos, a depender da necessidade indicada pelo profissional, peça a ele opções de lentes para sua rotina. Por exemplo, óculos com antirreflexo e colírios podem ajudar. Já existem no mercado lentes que inibem a luz azul. Pergunte a seu médico as opções para seu caso. Poderá consultar uma ótica em Santo André-SP
Dicas Práticas Para Proteger os Olhos do Uso das Telas

Dicas Práticas Para Proteger os Olhos do Uso das Telas

Ainda existem muitas pesquisas sendo feitas na área, mas as dicas dadas aqui são úteis para o dia a dia e podem salvar sua visão a longo prazo. Não deixe de procurar ajuda médica ao apresentar qualquer sintoma na visão.

Agora conta aí: Você já usa óculos? Passa muito tempo em frente as telas? Gostou das dicas? Conta aí nos comentários.

Postagens Relacionadas

20 comments

  1. Tô feita... Uso 2 celulares PC e mais coisas kkk luz azul até p dormir 😭

    ResponderExcluir
  2. Oh que sim são umas boas dicas para seguir
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  3. Excelente dicas ainda mais para nos que trabalhamos na Internet

    ResponderExcluir
  4. Sim é um perigo necessário a precisamos nos prevenir!

    ResponderExcluir
  5. O meu eu deixo na tela bem escura pra ajudar

    ResponderExcluir
  6. Dicas valiosas, meu celular tem essa função de proteção luz azul e vive ativada. Atualmente somos muito veneráveis a problemas oftalmicos e com certeza com essas dicas, podemos amenizar e nos proteger ainda mais.

    ResponderExcluir
  7. ótimas as suas dicas, dicas importantes para aquelas pessoas que trabalha com o computador, notebook, a nossa visão precisa de cuidados, obrigada por compartilhar bjs.

    ResponderExcluir
  8. Amei as dicas, confesso que nunca me atentei para isso, e é de total importância
    preciso seguir essas dicas incríveis

    ResponderExcluir
  9. Olá Querida:)
    Tudo bem?
    ótimas as suas dicas, dicas importantes para aquelas pessoas que trabalha com o computador:)
    Beijinhos Karina

    ResponderExcluir
  10. Preciso melhorar isso no meu not book, minha visão era ótima e hj já sinto que não está como antes! amei as dicas

    ResponderExcluir
  11. Quanta dica incrível, pessoas como eu que trabalham o dia inteiro no computador precisam colocar essas dicas em prática!

    ResponderExcluir
  12. Bassa quarentena que mais fino é dor de cabeça por causa de acesso de ver TV é mecha é no celular. Preciso muito colocar nessa função baixa mas ai parece wue eu torço mais a vista . Super útil o post ,z♡

    ResponderExcluir
  13. Que interessante, não sabia disso. Vou tentar configurar aqui, obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Adorei duas dicas, realmente eu uso óculos e trabalho com o computador, as vezes sinto que forcei muito meus olhos. Aí paro e descanso.

    ResponderExcluir
  15. Tenho deixado o meu pc com luz baixa o tempo todo, pois tenho me sentido mais cansada msmo agora que estou o tempo todo trabalhando na frente do computador. Vou seguir todas essas dicas, para ver se consigo que melhore.

    ResponderExcluir
  16. Esse é um problema do qual não conseguimos fugir hoje em dia, que tudo é feito por computador, tablet ou celular. São muito boas as suas dicas para amenizar essa situação.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  17. Dicas preciosas. Tudo hoje e dia tem a utilização de celulares e computadores e precisamos cuidar de nossos olhos! ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  18. Dica mega útil, ainda mais nessa quarentena que vivemos em frente às telas

    ResponderExcluir
  19. Nossa, todos os meus eletronicos eu deixo no minimo de luz possivel. Ficar exposta a muita claridade minha cabeça começa a doer :/

    Um grande beijo ♡
    http://www.ummimoso.com/

    ResponderExcluir
  20. Post super importante. Eu deixo meu celular no ajuste automático então ele se adapta ao ambiente pra não ferir os olhos.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. É muito importante para mim e para o blog. Obrigada pela visita e carinho...