Postagens Recentes

Entrevista - Escritora Rayana Oliveira

Por 26 abril

Entrevista - Escritora Rayana Oliveira
Olá pessoal, vamos de entrevista com uma profissional top?

Entrevista - Escritora Rayana de Oliveira

Já se perguntou o que motiva uma pessoa a começar a escrever? Onde busca inspiração? Por isso, convidei minha amiga, analista corporal e escritora Rayana de Oliveira para contar mais sobre a profissão e o livro que ela acabou de lançar: O Pórtico do Farol - A fundação. O livro acaba de chegar na Amazon e já vem encantando muitas pessoas, temos a resenha do livro aqui no blog.

Mas, falaremos um pouco com Rayana sobre a trajetória dela como escritora: 
 
❓Fale um pouco sobre você e suas profissões anteriores
💬Como filha de professores, a base da minha educação foi muito importante. Com o passar do tempo, acabei seguindo o mesmo rumo dos meus pais, e também me tornei professora. Gosto muito da área de ciências da natureza, como Química e Física, e certamente isso influenciou na minha escolha por escrever ficção científica. Ultimamente, também tenho me interessado bastante por Fotografia, o que fica evidente nas minhas descrições dos ambientes. Também sou Analista Corporal certificada pelo Corpo Explica.
Como surgiu a ideia escrever um livro?
💬Eu sempre brincava que um dia teria coragem de escrever uma história. Tenho a imaginação muito fértil, e me divertia criando finais melhores para os livros que eu lia, ou as séries e filmes que eu assistia.
Você sempre foi fã de literatura?
💬Qual tema mais gostou de ler até hoje? Sim. Sempre fiz questão de ter algum livro por perto para ler. Eu amo clássicos como os livros de Jane Austen e Victor Hugo, mas dos livros atuais, ficção científica e distopias sempre me encantam.
O que motivou você a entrar no mundo da escrita?
💬Vontade de experimentar coisas novas. Eu sou muito curiosa, e sempre procuro aprender. Já me arrisquei em diversas áreas, como costura, fotografia, artesanato, construção, então era natural que eu decidisse me arriscar a fazer algo que eu amo.
Você já lecionou, faz palestras em público desde pequena, acha que essas coisas te ajudaram de alguma forma a entrar no mundo da escrita?
💬Sim. O tempo que eu passei como professora foi o período em que eu mais li. As palestras em público e o serviço voluntário na área da educação bíblica me fazem estudar muito. Eu preciso ler bastante. E isso é fundamental para todos os escritores. Quanto mais lemos, melhor escrevemos.
Quanto tempo levou para escrever O Pórtico do Farol?
💬Eu tive a ideia e tentei escrever um pouco, mas acabei abandonando. Mas a ideia continuou na minha cabeça. Depois que eu decidi recomeçar, levei cinco meses para terminar a escrita e um mês no processo de revisão e edição. Ao todo, levei seis meses na produção do Pórtico do Farol.
Onde buscou inspiração?
💬Eu sonhei com uma história parecida e ela continuou em minha mente por bastante tempo. Mas, ao sentar para escrever, a história ganha vida própria. Alguns elementos eu peguei de pessoas ao meu redor. Como sou muito curiosa, costumo observar muito o que acontece ao meu redor, e inseri alguns desses acontecimentos na narrativa do livro.
Qual a maior dificuldade na durante a escrita?
💬A criação da capa. Por gostar de fotografia eu havia decidido tirar as fotos da capa do jeito que eu queria, mas a pandemia agravou-se na minha cidade, tornando impossível que eu saísse para fotografar. Então, tive que me readaptar e fazer algo totalmente diferente do que ele havia imaginado.
Entrevista - Escritora Rayana Oliveira

Qual personagem mais se assemelha a sua personalidade?
💬Helena, em todas as suas versões. Assim como eu, ela gosta de coisas novas, é curiosa e sempre busca aprender, e tem uns planos no mínimo interessantes. Eu também tenho.
O Pórtico do Farol terá continuação? Já começou a escrever ou continua trabalhando com o lançamento do atual?
💬Sim. Ainda estou aberta à possibilidade de saírem mais dois livros continuando essa história. Acho que todo escritor sempre mentaliza tudo o que precisa para o próximo trabalho. Mesmo antes de terminar o Pórtico, eu já havia começado a continuação.
Por fim, o que diria para quem tem o sonho de escrever?
💬Arrisque-se. Mesmo que o resultado não seja o esperado, você se conhecerá mais no processo e cada pequeno passo vai te ajudar a chegar aonde deseja. Escrever não é um bicho de sete cabeças. É um processo divertido. Vocês vão gostar.
Agora gostaria que você expressasse o que espera do livro e o que aqueles que ainda não leram podem esperar?
💬Espero que as pessoas gostem, que se divirtam. E que sintam tanto carinho pelos personagens quanto eu. Quem ainda não leu pode esperar histórias engraçadas, planos mirabolantes que sempre falham, mistérios, amizades verdadeiras, toques de ficção científica e muita aventura.

Espero que tenham gostado da entrevista e convido vocês a seguirem o perfil de O Pórtico do Farol no Instagram: @falandodeentretenimento ou comprem o livro direto clicando aqui: O Pórtico do Farol na Amazon
Livro - O Pórtico do Farol

Postagens Relacionadas

10 comments

  1. Não conhecia de todo ela, mas sim foi bastante bom ler a sua entrevista
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  2. Bela entrevista, muito bom conhecer um pouco mais as escritoraa. Eu pensava em ser escritora, sempre gostei muito de escrever. Fiquei até com vontade de colocar isso em prática.

    ResponderExcluir
  3. É sempre bom conhecer um pouco do autor, não conhecia o livro, e já fiquei curiosa, com certeza quero lê-lo!

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Eu adorei a entrevista,parabéns. O livro parece ser bem interessante, temos que valorizar autores nacionais

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha de livro, gostei muito da entrevista com a escritora, é sempre bom conhecer novos escritores, desejo muito sucesso pra ela, bjs.

    ResponderExcluir
  6. Que chique! Não conhecia ela, mas amei a entrevista!

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia a autora, me identifiquei com a parte dela sempre achar que escreveria um livro por conta da imaginação fértil. Muito boa a entrevista, abraço ❤️

    ResponderExcluir
  8. Eu nao conhecia a autora. Eu adorei a entrevista, parabens!

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Já tinha visto um post falando sobre esse livro e ficado bem interessada em ler, então esse seu post nos trazendo essa entrevista com a autora e nos fazendo conhecê-la, assim como embarcar em seu processo de escrita, apenas me animou. Quero muito ler!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Que bacana, parabéns!
    Não conhecia ela, nem o trabalho.
    Desejo sucesso!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. É muito importante para mim e para o blog. Obrigada pela visita e carinho...