Postagens Recentes

Entrevista - Escritora Rayana Oliveira

Por 26 abril

Entrevista - Escritora Rayana Oliveira
Olá pessoal, vamos de entrevista com uma profissional top?

Entrevista - Escritora Rayana de Oliveira

Já se perguntou o que motiva uma pessoa a começar a escrever? Onde busca inspiração? Por isso, convidei minha amiga e escritora Rayana de Oliveira para contar mais sobre a profissão e o livro que ela acabou de lançar: O Pórtico do Farol - A fundação. O livro acaba de chegar na Amazon e já vem encantando muitas pessoas, temos a resenha do livro aqui no blog.

Mas, vamos falar um pouco com Rayana sobre a trajetória dela como escritora: 
 
❓Fale um pouco sobre você e suas profissões anteriores
💬Como filha de professores, a base da minha educação foi muito importante. Com o passar do tempo, acabei seguindo o mesmo rumo dos meus pais, e também me tornei professora. Gosto muito da área de ciências da natureza, como Química e Física, e certamente isso influenciou na minha escolha por escrever ficção científica. Ultimamente, também tenho me interessado bastante por Fotografia, o que fica evidente nas minhas descrições dos ambientes.
Como surgiu a ideia escrever um livro?
💬Eu sempre brincava que um dia teria coragem de escrever uma história. Tenho a imaginação muito fértil, e me divertia criando finais melhores para os livros que eu lia, ou as séries e filmes que eu assistia.
Você sempre foi fã de literatura?
💬Qual tema mais gostou de ler até hoje? Sim. Sempre fiz questão de ter algum livro por perto para ler. Eu amo clássicos como os livros de Jane Austen e Victor Hugo, mas dos livros atuais, ficção científica e distopias sempre me encantam.
O que motivou você a entrar no mundo da escrita?
💬Vontade de experimentar coisas novas. Eu sou muito curiosa, e sempre procuro aprender. Já me arrisquei em diversas áreas, como costura, fotografia, artesanato, construção, então era natural que eu decidisse me arriscar a fazer algo que eu amo.
Você já lecionou, faz palestras em público desde pequena, acha que essas coisas te ajudaram de alguma forma a entrar no mundo da escrita?
💬Sim. O tempo que eu passei como professora foi o período em que eu mais li. As palestras em público e o serviço voluntário na área da educação bíblica me fazem estudar muito. Eu preciso ler bastante. E isso é fundamental para todos os escritores. Quanto mais lemos, melhor escrevemos.
Quanto tempo levou para escrever O Pórtico do Farol?
💬Eu tive a ideia e tentei escrever um pouco, mas acabei abandonando. Mas a ideia continuou na minha cabeça. Depois que eu decidi recomeçar, levei cinco meses para terminar a escrita e um mês no processo de revisão e edição. Ao todo, levei seis meses na produção do Pórtico do Farol.
Onde buscou inspiração?
💬Eu sonhei com uma história parecida e ela continuou em minha mente por bastante tempo. Mas, ao sentar para escrever, a história ganha vida própria. Alguns elementos eu peguei de pessoas ao meu redor. Como sou muito curiosa, costumo observar muito o que acontece ao meu redor, e inseri alguns desses acontecimentos na narrativa do livro.
Qual a maior dificuldade na durante a escrita?
💬A criação da capa. Por gostar de fotografia eu havia decidido tirar as fotos da capa do jeito que eu queria, mas a pandemia agravou-se na minha cidade, tornando impossível que eu saísse para fotografar. Então, tive que me readaptar e fazer algo totalmente diferente do que ele havia imaginado.
Entrevista - Escritora Rayana Oliveira
Qual personagem mais se assemelha a sua personalidade?
💬Helena, em todas as suas versões. Assim como eu, ela gosta de coisas novas, é curiosa e sempre busca aprender, e tem uns planos no mínimo interessantes. Eu também tenho.
O Pórtico do Farol terá continuação? Já começou a escrever ou ainda está trabalhando com o lançamento do atual?
💬Sim. Ainda estou aberta à possibilidade de saírem mais dois livros continuando essa história. Acho que todo escritor sempre mentaliza tudo o que precisa para o próximo trabalho. Mesmo antes de terminar o Pórtico, eu já havia começado a continuação.
Por fim, o que diria para quem tem o sonho de escrever?
💬Arrisque-se. Mesmo que o resultado não seja o esperado, você se conhecerá mais no processo e cada pequeno passo vai te ajudar a chegar aonde deseja. Escrever não é um bicho de sete cabeças. É um processo divertido. Vocês vão gostar.
Agora gostaria que você expressasse o que espera do livro e o que aqueles que ainda não leram podem esperar?
💬Espero que as pessoas gostem, que se divirtam. E que sintam tanto carinho pelos personagens quanto eu. Quem ainda não leu pode esperar histórias engraçadas, planos mirabolantes que sempre falham, mistérios, amizades verdadeiras, toques de ficção científica e muita aventura.

Espero que tenham gostado da entrevista e convido vocês a seguirem o perfil de O Pórtico do Farol no Instagram: @oporticodofarol ou comprem o livro direto clicando aqui: O Pórtico do Farol na Amazon
Livro - O Pórtico do Farol

Postagens Relacionadas

1 comentários

  1. Não conhecia de todo ela, mas sim foi bastante bom ler a sua entrevista
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. É muito importante para mim e para o blog. Obrigado pela visita e carinho...