Postagens Recentes

Cuidados Para se Proteger do Ar Seco

Por 10 agosto

Cuidados Para se Proteger do Ar Seco

Olá pessoal, vamos falar um pouco sobre beleza e saúde?

Cuidados Para se Proteger do Ar Seco

Nas regiões mais centrais do Brasil, é comum o ar ficar mais seco, isso acontece por conta da umidade do ar baixa, quando chega o período de estiagem as poucas nuvens e menor evaporação deixam o ar com menos umidade, e isso causa a sensação de secura.

Mas, como o ar seco nos prejudica?

Embora seja um fenômeno natural, a baixa umidade do ar, causa alguns danos à saúde e à pele:
🌤️ Nariz ressecado, pode doer e até sangrar
O nariz fica seco, a respiração fica pesada, pode sentir ardor, doe e pode até sangrar. Até o olho pode ficar seco, dando uma sensação de peso.
🌤️ Agravamento de doenças respiratórias
Quem tem doenças como asma, rinite, sinusite, bronquite podem sentir um agravamento dos sintomas. Alergias e resfriados também se tornam mais comuns nessa época, tanto por conta da baixa umidade, como também fica mais frio.
🌤️ Garganta e tosse seca
A passagem constante de ar seco pela garganta e deixa ela com uma sensação de ardência. Isso provoca inflamações e tosse.
🌤️ Desidratação
A umidade deixa sobrecarrega o corpo e aumenta a chance de desidratação. Por isso, evite atividades de grande esforço ao ar livre.
🌤️ Cabelo e pele ressecados
Os cabelos e pele sofrem bastante nessa época, o ar seco e vento gelado não são uma combinação legal. O cabelo fica com frizz, pontas secas e opaco. Já a pele fica com aspecto craqueado, cinzenta e os lábios podem rachar.
Como se proteger do ar seco

Como amenizar a sensação de secura?

😊Lave o nariz com soro
Existem produtos no mercado especializado para essa função, mas você pode usar uma seringa acima de 10 ml com soro fisiológico e lavar o nariz. Caso tenha piercing no septo, lembre-se de remover para facilitar a limpeza.
😊Deixe uma toalha molhada no seu quarto ao dormir
A umidade do ar, nada mais é do que partículas de água no ar, e isso acontece por meio da evaporação, então se você colocar uma toalha molhada, ela secará por meio de evaporação e as partículas de água ficarão no ar. Faça um teste, coloque a toalha molhada aberta em uma cadeira no seu quarto, se ela amanhecer totalmente seca, a umidade estava baixa, se ela amanhecer ainda molhada, não precisa colocar mais porque sua região já é úmida.
E vale balde de água? Ajuda, mas a evaporação da água no balde é mais lenta, precisaria vento e calor, então a toalha é mais eficiente em ambientes fechados, mas se você for usar um ventilador, vale colocar uma bacia, sendo mais aberta, com água na frente do aparelho ligado.
Como se proteger do ar seco
😊Use umidificador
O umidificador de ar, fará a função da toalha molhada, porém de forma mais ampla e eficiente. Existem aparelhos no mercado com vários tamanhos e multifunções. Pesquise o que se adapta melhor a sua necessidade e bolso.
😊Beba bastante água
Nada substitui esse bem tão vital, como a água. Em especial no tempo seco, beba bastante água, coloque alarme no celular, deixe um copo na sua mesa de trabalho, incremente com chás, frutas ou suco. Mas, não deixe de beber água.
Como se proteger do ar seco
😊Cuide da pele e cabelos
Nos cabelos, faça umectação e use produtos com óleo. Isso porque o óleo cria uma camada que evita perda de água dos fios, então alterne os tratamentos entre nutrição e hidratação.
Na pele, use óleos corporais e hidratantes.
Cremes mais grossos são melhores para essa época, deixe os mais leves para o verão.
Nessa época costuma ser um pouco mais fria e acabamos tomando banho mais quente. Isso aumenta o ressecamento da pele, então capriche nos creme hidratantes. Se não gosta da sensação de óleo no corpo, você poderá passar no corpo antes do banho, ele sairá no banho, mas protegerá sua pele durante o banho quente.
Como se proteger do ar seco
Agora conta aí: você gostou ou das dicas? Mora em um lugar com umidade baixa? Já usou alguma dessas dicas?

Postagens Relacionadas

10 comments

  1. Eu gostei das dicas, minha pele está muito seca,e o nariz sangra...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta essas dicas de limpar o nariz e hidratar o rosto faz muita diferença

      Excluir
  2. Sim ar seco ninguém merece temos q redobrar os cuidados!!! Idosos e crianças sofrem muito com ar seco

    ResponderExcluir
  3. Ah nem me fale,sofro muito nessa época quente aqui em minha cidade.Meus olhos e pele são as que mais sente.Anotei as dicas e lógico irei por em prática,

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Eu adorei as dicas são maravilhosas 🙂 aqui em casa sempre usamos umidificador

    ResponderExcluir
  5. Tá muito difícil até pra respirar né? Misericórdia!
    Vou seguir suas dicas pra ver se melhoro um pouco aqui, obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Essas dicas sao muito boas, ainda mais agora no inverno, com esse clima seco

    ResponderExcluir
  7. Nossa ar seco ninguém merece né ..estou na torcida por chuva. Adorei as dicas!

    ResponderExcluir
  8. Que dicas legais!! Vou por em prática a dica da toalha!

    ResponderExcluir
  9. Ótimas dicas , aqui no sul não faz muita seca , vou usar a dica em minhas viagens para as regiões que tenham o ar mais seco.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. É muito importante para mim e para o blog. Obrigada pela visita e carinho...