Postagens Recentes

Como Usar Bem Seu Micro-ondas?

Por 04 maio

Como Usar Bem Seu Micro-ondas?
Olá pessoal, vamos de dicas domésticas hoje?

Como Usar Bem Seu Micro-ondas?

O micro-ondas tem várias funções e se tornou um eletrodoméstico já bem conhecido das donas de casa. Mas, a verdade é que ainda há alguns que relutam em ter esse aparelho, outras pessoas tem e pouco usam e aqueles que não vivem sem.
Não vim aqui dizer se é bom ou não, cada um tem uma opinião, mas se você tem, ou está pensando em comprar um, essas dicas podem ser de grande ajuda.
Eu confesso que uso bastante, mas não uso para tudo, a verdade é que quando você aprende a usar o micro-ondas com segurança e para as funções corretas você perde o medo, tira mais proveito do seu equipamento e claro ganha tempo na cozinha.

Dicas de segurança com o micro-ondas

Antes de qualquer coisa a segurança é fundamental, assim como para um fogão convencional se precisa de atenção para evitar queimaduras e vazamento de gás, o forno micro-ondas também precisa de cuidados ao ser usado.
Vamos às dicas básicas:
✅Leia bem o manual de instruções do aparelho e siga as recomendações de instalação, sempre respeitando a distância entre o aparelho e a parede ou armário.

✅Não use o forno de micro-ondas com nada preso na porta, também não use se a porta não se fecha com firmeza, se a porta estiver torta ou estragada, nem com dobradiças ou trincos quebrados, ou com rachaduras na superfície de vedação. Não deixe nada em volta da vedação da porta.

✅Mantenha o aparelho limpo. (No final ensino como fazer isso)

✅Nunca inutilize os travamentos de segurança nem interfira neles, pois são os dispositivos que desligam automaticamente os fornos ao se abrir a porta.

✅Nunca deixe o forno ligado quando está vazio. Fique afastado da frente de um forno em uso, a uma distância de pelo menos o comprimento de um braço. Nunca fique espiando num forno em uso.

✅Cuidado na hora de retirar os alimentos. Use luvas apropriadas.

✅Cuidado com leite ele pode derramar se muito aquecido, ou mesmo explodir ao ser removido do aparelho. Se for preparar ovos, sempre fure as gemas.

✅Nunca coloque nada metálico no aparelho: nada de talheres, panelas, nem mesmo papel alumínio.

✅Sempre use objetos apropriados, leia os rótulos para ver se as vasilhas e pratos podem ir ao forno micro-ondas, alguns tipos de plástico podem contaminar o alimento, especialmente se o plástico estiver em contato direto com ele. Embora vidros em geral possam ser usados, alguns por serem mais finos não aguentam altas temperaturas ou mesmo tem um tempo limite. O que vale é ler a embalagem e ver se há o símbolo do micro-ondas.

✅Dê atenção há forma como os alimentos são cozidos, visto que o micro-ondas não aquele por igual, alguns cozimentos precisam ser pausados para misturar e depois voltar ao aparelho. Dê atenção a isso, pois alguns alimentos precisam ser bem cozidos.
Como Usar Bem Seu Micro-ondas?

Quais funções usar?

O forno micro-ondas tem várias funções, algumas são pré-programadas e outras são conforme a potência:
💥10 - Cozinhar, em geral, e ferver líquidos
💥9 - Cozinhar carnes macias e refogados
💥8- Reaquecer pratos prontos
💥7- Assar bolos, tortas, derreter chocolate
💥6- Preparar sopas e massas com queijo
💥5- Cozinhar peças inteiras
💥4- Cozinhar lentamente carnes duras
💥3- Descongelar
💥2- Levedar massas, amolecer manteiga
💥1- Manter aquecido

Como Usar Bem Seu Micro-ondas? Arrojada Mix
Alguns fornos vêm com outras funções como grill, manter aquecido e tirar odor.

Como limpar o micro-ondas

Você pode fazer uma limpeza simples com pano levemente umedecido. Mas, com o tempo a gordura dos alimentos vão se acumulando nas paredes do aparelho, nesses casos uma dica simples é coloca um refratário ou prato com água e vinagre para esquentar, coloque por 2 ou 3 minutos, dependo da potência do seu aparelho. Espere por uns 5 minutos e depois é só passar um pano ou papel toalha na parte interna e a sujeira sai com facilidade.

Não use produtos abrasivos ou esponja de aço e produtos com cheiro forte.

Para limpar a parte externa do seu micro-ondas aposte num pano úmido com detergente.
Como Usar Bem Seu Micro-ondas?

Dicas e truques com o micro-ondas

Esponja limpa:
Limpe sua esponja de pia, para isso remova toda a espuma da esponja e depois coloque a esponja no micro-ondas na potência alta por cerca de 1 minuto, espere um pouco e pronto. Ela está desinfectada e pronta para o uso por mais um tempo.
Coco fácil:
Quer descascar o coco seco com facilidade? Fure o coco em um dos 3 furos de cima, remova toda a água e coloque no micro-ondas na potência máxima por 1 minuto.
Depois basta bater com um martelo e o coco de desprenderá da casca facilmente.

Gostaram das dicas? Tem micro-ondas em casa? Tem alguma dica que gostaria de compartilhar conosco?

Postagens Relacionadas

13 comments

  1. Amei essas dicas algumas já conhecia outras foram novidades.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post com as informações importantes, muitas pessoas tem um micro ondas e muitos não sabe detalhes, aqui tenho um comprei faz 3 meses e sempre que surge dúvida vou pela instrução, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Quantas dicas super úteis, post maravilhoso e bem completo, amei :D

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  4. nossa da mesmo pra fazer MUITA coisa no micro né, acabo achando que nao aproveito o meu tao bem quanto poderia

    ResponderExcluir
  5. Muita das vezes nos não prestamos muita atenção nos pequenos e grandes detalhes do microondas, e com essa dicas suas fica mais fácil de compreender

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas e as informações. Eu uso pouquíssimo o meu micro-ondas. Acho que poderia aproveitá-lo melhor, mas acabo usando mesmo é o fogão.

    ResponderExcluir
  7. Ola Querida,
    Tudo bem?
    Amei essas dicas algumas já conhecia outras foram novidades.
    Muito obrigada
    Beijinhos Karina

    ResponderExcluir
  8. Esse é o legítimo produto que tem quem me e tem quem odeie, eu amo, mas não uso sempre, só mesmo quando necessário, e as tuas dicas são ótimas, temos de cuidar do aparelho mas também devemos cuidar da nossa segurança ...

    ResponderExcluir
  9. Faz anos que não uso, esses cuidados são importantes, arrasou nas dicas

    ResponderExcluir
  10. Opa! Ja adorei essa dica de limpar o microondas cm vinagre , eu n sabia n

    ResponderExcluir
  11. Oi, não tenho micro onda acho que por pensar que é só para coisas. Aqui em casa a gente usa muito o forno do fogão. Gostei das dicas, pois pode ser uteis para quem tem e quem não tem já que um dia pode tê.

    www.chovendo-risos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. eu amei essas dicas, aqui em casa já estragou uns 3 micro por falta de saber de todas essas informações! arrasou

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. É muito importante para mim e para o blog. Obrigada pela visita e carinho...