Postagens Recentes

Como Economizar Energia Elétrica em Casa

Por 27 março

Como Economizar Energia em Casa
Olá pessoal, vamos de dicas domésticas:

Como Economizar Energia Elétrica em Casa

Vez por outra, gosto de trazer dicas domésticas e também dicas de economia, já trouxe dicas sobre cashback, que dá para economizar nas compras online, hoje trouxe algumas dicas para economizar na conta de luz.

Motivos para economizar energia

Com as mudanças constantes na economia é importante sabermos economizar em vários campos e uma boa forma de economizar é na conta de luz. Mas, além de ser uma questão financeira, economizar na conta de energia também é uma questão ambiental, afinal há uma crise energética no mundo e economizar energia ajuda o planeta. Não podemos controlar o preço da energia nem as consequências que sua produção traz para o meio ambiente. Mas algo que podemos fazer é usá-la com cuidado.

Economia nas lâmpadas

💡Na compra:
Use lâmpadas mais econômicas e eficientes. É verdade que as lâmpadas de LED e as fluorescentes, são mais caras. Mas elas consomem muito menos energia e, a longo prazo, vão ajudar você a economizar seu dinheiro.
Deixe os ambientes claros, quanto mais claro o ambiente menos lâmpadas você precisará acender e também poderá usar lâmpadas menos potentes. Para isso, escolha tons claros nas paredes e janelas ou vitrais.
No jardim escolhas lâmpadas solares, no meu jardim optei por luminárias desse estilo.
Aliás, vale a pena investir em energia solar, placas com aquecedor solar, embora custem um pouco mais, elas podem ser usadas para reduzir drasticamente sua conta.

💡No uso:
A posição da lâmpada no cômodo também faz diferença, coloque uma lâmpada principal no centro do cômodo, assim a luz de difundirá para os lados e para baixo. Outra dica prática é ter uma lâmpada de voltagem apropriada à corrente de sua casa.
Sempre que sair de um cômodo desligue as luzes.

Como economizar energia nos eletros


Os eletros que temos em casa são responsáveis por boa parte do consumo de energia em nosso lar. Algumas dicas podem lhe ajudar:
💡Na compra:
O que nos ajuda a economizar é escolher bem o modelo, isso deve ser feito antes mesmo da compra, observe a etiqueta de consumo na embalagem, aparelhos com classificação A e B são mais econômicos. Modelos mais modernos oferecem maior desempenho com menos consumo.

💡Na limpeza:
Manter os aparelhos limpos exigem que muitos deles trabalhem menos, isso vale, por exemplo, para ar-condicionado, mantenha limpos tanto os filtros, grades e unidade condessadora.
As geladeiras devem ser limpas tanto por dentro evitando o acumulo de gelo, como as borrachas auxiliando na vedação e a grade traseira, muita poeira acumulada puxa mais energia.
Alguns aparelhos, além de limpos, precisam ser lubrificados com óleos específicos.

💡No uso:
Saiba usar bem seus aparelhos, o uso consciente pode trazer uma grande economia, lei bem os manuais para ver a melhor forma de usar cada aparelho.
Lave a roupa em quantidade, assim evita ligar a máquina várias vezes. Por exemplo, se sua máquina é de 10 kg, evite colocar apenas 5 kg hoje e 5 kg daqui a dois dias. Lave uma vez por semana.
O mesmo vale para o ferro de passar, juntar as roupas e passar de uma vez economiza mais que passar apenas cada vez que for usar.
Quando ligar o aquecedor ou o ar-condicionado, mantenha as portas e janelas fechadas, veja a potência do aparelho para não forçar o uso em um ambiente maior que a capacidade do aparelho.
Se não usará, desligue. Isso vale para TVs, computadores, micro-ondas e outros eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos. Mesmo quando estão no modo de espera, conhecido como stand-by, muitos desses aparelhos continuam consumindo energia.
Atenção no banho, os chuveiros devem ficar na posição morno ou verão que deixa a água numa temperatura agradável e consomem menos que na posição inverno ou quente. Outra medida que pode ser tomada na hora do banho é estabelecer um tempo para o banho.

Gostaram das dicas? Já faz alguma dessas coisas para economizar? Qual dica acha mais fácil?
Compartilha com todos os seus amigos essa postagem.

Postagens Relacionadas

15 comments

  1. Ótimas dicas. Economizar é sempre bom né. 😍

    ResponderExcluir
  2. São umas boas dicas mesmo
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  3. Como sempre com ótimos posts !!! Aqui em casa já vou aderir as dicas �� Lu

    ResponderExcluir
  4. As dicas são otimas, mas eu odeio casa escura!!

    ResponderExcluir
  5. Eu tive que favoritar esse post! As dicas são incríveis e muito úteis, irei aderir!

    ResponderExcluir
  6. Aqui em casa economizamos ao máximo, sempre tomando o cuidado de desligar as coisas quando não vamos usar por longos períodos, juntar bastantes roupas antes de lavar, apagar as luzes quando não são necessárias e comprar as coisas que sabemos ser as mais econômicas. Ótimas dicas! Abs ♥

    ResponderExcluir
  7. Eu amei as dicas, realmente bem importantes, aqui em casa eu economizo ao máximo.

    ResponderExcluir
  8. que dicas maravilhosas! não sabia disso tudo não
    estou impressionada
    obrigada por compartilhar!
    www.mundodasmulheresbrasil.com

    ResponderExcluir
  9. Tem algum tempo que já tomamos algumas medidas assim, aqui em casa. Ajudam demais! A mais básica, fácil e simples, é a troca das lâmpadas e a cor delas!

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas! Aqui em casa tentamos economizar bastante, há um tempo meu pai trocou todas as lâmpadas por as de LED, já ajudou muito.

    ResponderExcluir
  11. Otimas dicas, suoer util! Meu esposo vai desliganod as luzes por onde passa, esta certo! As lâmpadas led são ótimas mesmo, duram muito mais e gastam menos!

    ResponderExcluir
  12. Essas dicas sao essenciais ainda mais agora nesse momento tao delicado q estao passando

    ResponderExcluir
  13. Aqui em casa ainda tínhamos essas lampadas amarelas kkkk trocamos todas pra de Led ptincipalmente na area externa da casa. Percrbi também wue ate minha vista melhorou depois da troca pois com a antiga eu forçava mais. Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Adorei as dicas, ainda mais nesse período de quarentena e todo mundo está em casa em cômodos diferentes. Aqui em casa, ta complicado mas estamos fazendo o possível.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. É muito importante para mim e para o blog. Obrigada pela visita e carinho...