Postagens Recentes

Quais Exames Fazer Antes de Iniciar uma Dieta?

Por 12 agosto

Quais Exames Fazer Antes de Iniciar uma Dieta
Olá pessoal, vamos falar de saúde e emagrecimento?

Quais Exames Fazer Antes de Iniciar uma Dieta?

Muitas pessoas acham que basta ver uma dieta que a amiga indicou e funcionou com ela, que vai funcionar em você também. Outras pessoas acham que basta entrar na acadêmia e voilá estará em forma. Mas, uma situação que aconteceu comigo recentemente me mostrou que é necessários alguns exames e descobri o motivo do aumento de peso e então atacar o problema, não só cortar esse ou aquele alimento.

O que aconteceu comigo:

Essa não é uma matéria médica, é resultado da minha experiência pessoal e de como vi a importância de exames.
Bom pessoal passei por uma situação em que engordei muito em um pouco espaço de tempo, e sinceramente não entendia o motivo, já que eu tinha uma alimentação relativamente saudável e era praticamente a mesma alimentação de anos.
Tentei inserir algumas atividades físicas, cortar algumas gordices, mas o máximo que consegui foi estacionar e não aumentar o peso. Estava fazendo alguns exames rotineiros e nesse meio tempo passei muito mal com uma dor na perna, (mas isso é outro capítulo) e por isso fiz ainda mais exames, e descobri o que estava me fazendo engordar, uma mistura de alguns fatores: anticoncepcional retendo líquido, resistência a insulina e colesterol alto.
Para mim foi uma grande surpresa, afinal eu comia muuuuuitas frutas, verduras, pouca fritura, quase não tomo refrigerante, mas analisando descobri que o excesso de frutas com alto índice de frutose e pão (comia muito pão, com achocolatado pela manhã e a noite), com pouco consumo de proteínas, resultaram meu organismo criar uma resistência a insulina, o que me fez engordar e desencadear as dores da perna.
Com os exames em mãos e a orientação do médico, troquei meu anticoncepcional, eu fiz uma dieta onde precisei cortar algumas frutas que consumia, sério quem diria que comer frutas em excesso poderia engordar? Cortei achocolatado e pão diariamente. Sigo uma dieta equilibrada, como frutas e verduras com equilíbrio.
Com isso tirei uma grande lição, não basta apenas cortar as gordices do cardápio (sobremesas e lanches), nem fazer exercícios físicos, se você não sabe a origem do problema pode está atacando o problema errado.
Vou falar alguns exames e com palavras simples tentar explicar o objetivo de cada exame, não vou usar termos médicos, até porque não sou médica, então vou tentar ser o mais prática possível.
Quais Exames Fazer Antes de Iniciar uma Dieta?

Mas, quais exames fazer antes de iniciar uma dieta?

Antes é necessário entender por que você está engordando, alguns exames investigativos são:
Colesterol
Em palavras simples colesterol é a gordura no sangue, precisamos de gordura para o bom funcionamento do corpo, mas na quantidade errada pode gerar problemas sérios de saúde. Existem alguns exames que analisam o colesterol, os chamados colesterol bom e ruim: HDL, LDL, VLDL e Colesterol Total
Glicemia
É o nível de açúcar no organismo. Além de identificar diabetes, pode indicar se o consumo de açúcar está além do que o organismo processa. Juntos pode ser feito o exame de hemoglobina glicada.
Junto a glicemia podem ser feitos outros exames como resistência a insulina, ela é medida com os exames: Homa-IR e Homa-Beta.
Tireoide
Problemas na tireoide também podem causar sobre peso, inchaço e dificuldade em perder peso mesmo com atividade física.
Podem ser feitos vários tipos de exames, os mais solicitados são: TSH, T4 livre

Após achar as causas do aumento de peso, outros exames podem ser solicitados para determinar a melhor dieta, entre eles: hemograma completo, vitamina D, cálcio, ferro, potássio, e outros.

Consulta com nutricionista também é fundamental para fazer essa avaliação, escolher qual o melhor tipo de dieta e desenvolver um cardápio equilibrado.

No caso da troca de anticoncepcional, além de exames hormonais, fiz exames ginecológicos como ultrassom, preventivo e a consulta para análise de histórico. No segundo mês de uso já sentir que a retenção de líquido diminuiu um pouco.

Também precisei usar um suplemento de Vitamina D, o médico passou de uma farmácia de manipulação.

E talvez você pergunte e aí funcionou para perder peso?

Descobri as causas e seguir as orientações do médico me ajudou muito, já perdi 5kg e minhas dores na perna diminuíram, desinchei do remédio e até meu humor está melhor. Como falei lá em cima, ajustei minha alimentação reduzindo frutas com muitos açúcares e diminuir o consumo de pão, agora como só 3 vezes na semana. Não cheguei ainda ao meu peso normal, como estou fazendo uma dieta equilibrada e não mudei drasticamente minha rotina a perda de peso está sendo gradativa, nada de perder 20kg em uma semana, afinal se levei 10 meses para engordar 10 kg, não vou perder em 10 dias.
O mais engraçado é que as pessoas falam muito que perdi peso, embora na balança isso não tenha sido tão significativo, mas a retenção de líquido e melhora na aparência dão a impressão de uma perda bem maior.

Tomar alguns suplementos como morosil e cromo podem ajudar, mas para isso consulte seu nutricionista e veja se um desses se encaixa no seu plano de ação.

Se você está engordando e quer saber as causas, consulte seu médico, explique o que está acontecendo e peça a ele exames.

Gostaram das dicas? Já fizeram algum dos exames listados? Gosta de seguir alguma dieta ou estilo de alimentação? Gostam de matérias de saúde?
Conta aí nos comentários

Postagens Relacionadas

19 comments

  1. Mas que boas dicas tens aí
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  2. Muito boa as suas dicas, são excelentes para quem quer começar uma dieta da maneira correta.

    https://bemblogueirablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Excelente matéria. Tbm já fiz dieta sem ver exames antes e é péssimo. Hoje faço com acompanhamento.

    ResponderExcluir
  4. Amiga eu amei demais essa matéria, minha endocrinologista me pediu todos esses exames, já marquei pra levar pra ela. As vezes engordamos muito sem saber direito porque! Só os exames vão mostrar no que precisamos mudar ❤️

    ResponderExcluir
  5. mt importante esse post pq a saude tem que estar acima de tudo, precisamos mesmo desse check up antes de uma dieta

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  6. Você trouxe informações importante muitas vezes achamos que fazer uma dieta é uma coisa simples, dieta é uma coisa séria gostei das dicas bjs.

    ResponderExcluir
  7. Eu quero voltar aos treinos mas não sabia por onde começar com os exames esse seu post me ajudou muito.

    Beijos
    www.anneferreirablog.com

    ResponderExcluir
  8. Não estou fazendo nenhuma dieta específica no momento, apenas uma mudança na alimentação com acompanhamento. Fiz todos os exames citados, Acho importante consultar o endocrinologista antes de qualquer coisa, inclusive antes de passar no nutricionista. O ideal, no meu caso, foi ter o inicialmente o acompanhamento do endócrino que depois me encaminhou par a nutri.

    Beijos, Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  9. Dieta é coisa séria excelente matéria Alecia

    ResponderExcluir
  10. Confesso que nunca precisei fazer nenhum tipo d edieta, mas achei super interessante o seu post, parabéns

    ResponderExcluir
  11. muito importante os exames nesse momento, tem muitos nutricionistas que passam por cima disso, é errado!

    ResponderExcluir
  12. Fiquei chocada com o que aconteceu com vc. Quem diria né? Por isso seu post é de utilidade pública.

    ResponderExcluir
  13. Estou fazendo dieta pois fiz bariátrica em janeiro.. já emagreci 40kg mas faltam 15.. ter acompanhamento médico é fundamental e eles sempre pedem exames para controle!

    ResponderExcluir
  14. ja adorei saber mais, pq preciso ir a um medico p começar a minha dieta

    ResponderExcluir
  15. É super importante fazer essa bateria de exames antes de iniciar uma dieta neh?!Quando fui na nutricionista ela perguntou até se meus mais tinha algumas doenças,fez um relatório completo. Amei o post.

    ResponderExcluir
  16. Minha sogra tem colesterol alto, e ela faz uma dieta super rígida. Já eu estou querendo emagrecer e estava precisando em fazer uma para ajudar no emagrecimento.

    ResponderExcluir
  17. Passei mais da metade da minha vida correndo atrás de dietas, mas nada ajudou. Agora vou fazer um exame de tireoide, é quase certeza de que seja isso. A maioria das pessoas veem o aumento de peso com o consumo excessivo de gorduras e açucares, mas na verdade pode ser hormonal ou até mesmo problemas psicológicos. Força para nós! Beijos

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito do post, preciso fazer esses exames e procurar uma nutricionista ainda esse ano!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. É muito importante para mim e para o blog. Obrigada pela visita e carinho...