Postagens Recentes

Abril Azul: Conheça Mais Sobre o Autismo

Por 27 abril

Abril Azul Conheça Mais Sobre o Autismo
Oii pessoal!!! Olha eu, Ana Ricarda, aqui novamente para falar de:

Abril Azul: Conheça Mais Sobre o Autismo

Tudo bem com vocês? Espero que sim! Eu sempre venho aqui no Arrojada Mix falar sobre casamentos, convites, caixas, etc, mas hoje falaremos de um assunto super sério, que merece nossa atenção. O mês de abril está terminando, mas independente disso durante todo o ano precisamos se conscientizar sobre assuntos que nos rodeia, e hoje falaremos sobre: autismo.
Com certeza você já ouviu falar disso, mas sabe do que se trata?

Estatísticas do Autismo:

Segundo o jornal Correio, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) atinge cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que uma a cada 68 crianças nasce com o transtorno. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, esse número chega a 2 milhões. Com causas ainda incertas, o TEA não tem cura, mas o diagnóstico e intervenção precoces são cruciais para aumentar as chances de desenvolvimento de habilidades cognitivas importantes para a vida de uma criança com esse tipo de transtorno. O mês de abril, denominado Abril Azul, foi escolhido para marcar a campanha dedicada à conscientização do transtorno, quanto mais cedo o diagnóstico, mais rápido começam os cuidados e terapias para a adaptação da criança ao ambiente social da família e amigos.
Diferente do que se pensa, o autismo não é uma doença, não é contagioso, não precisa de uma farmácia de medicamentos especiais, nem mesmo de medo de falar com pessoa, o transtorno do espectro autista é um distúrbio do neurodesenvolvimento, e cada pessoa tem dificuldades diferentes, algumas de comunicação, sensibilidades, interações, comportamentos. Mas, o mais importante é um ambiente acolhedor e respeitoso.

Entrevista com uma mãe de criança com autismo:

Hoje entrevistemos uma mãe, aliás, uma mãe guerreira, porque é assim que precisam ser chamadas as mães que além dos desafios pertinentes à educação e criação dos seus filhos, ainda têm que ser fisioterapeutas, terapeutas, psicólogas, etc etc!!

Vamos conversar com Tamires Yasmin Cipriani, ela é mãe do Erick Luigi de 6 anos, eles moram em São João Del Rei- MG e vai nos falar um pouco sobre o diagnóstico e tratamento de seu filho.

💎Tamires, como você descobriu o autismo do seu filho?

As desconfianças começaram por volta de 2 anos e meio, mas com a desconfiança sempre vinha a negação, eu pensava poder ser o jeito dele, os atrasos que tinha eram porque não estava no tempo dele e assim arrumávamos desculpas para não admitir a si próprios. Alguns meses depois uma amiga ao perceber que Erick estava separando os carros por cores e tendo alguns outros comportamentos próprios do transtorno espectro autista nos alertou, mas mais uma vez não admitimos e não aceitamos. Anos se passaram e ele se desenvolveu muito bem, por algum tempo aquela desconfiança que nos pairava praticamente sumiu e os sintomas passaram a ser sutis e quase imperceptíveis, até que 2017 precisamos mudar ele de escola, foi numa mudança muito brusca, a sala tinham o triplo de crianças, ele não se deu bem com a professora, passou a estudar pela manhã e a mudança de rotina foi destruidora para ele, expôs os sintomas novos e os antigos voltaram com tudo com uma intensidade muito maior e a desconfiança passou a ser explícita. Foi então que decidi sozinha procurar ajuda.
Abril Azul: Conheça Mais Sobre o Autismo

 💎Como a família, parentes e amigos receberam esse diagnóstico?

Precisei convencer minha família, porque aparentemente ele não parece ter nenhum transtorno, para quem não convive com ele como eu e a professora, parece ser um exagero, um absurdo, principalmente pelo fato do autismo dele ser leve, foi então que comecei a gravar os sintomas que só eu via, comecei a pesquisar para mostrar para eles e então começaram a admitir e aceitar. Meus parentes agiram como se a vida dele tivesse acabado, pediram para procurar segunda, terceira opinião, choraram, mas entendo que todo mundo passa por uma fase de negação. Quanto aos amigos, a grande maioria se afastou de mim, eu digo que o autismo é um grande filtro de amizades, perdi muitos amigos, mas ganhei alguns que não sabia que podia contar, a grande maioria me julgou com neurótica e exagerada, recebi apoio de poucos amigos, posso dizer que ultimamente pude contar com amigas que até alguns meses atrás não era achegada, inclusive aquela amiga que me alertou primeiro e que ficamos anos sem amizade que tem me apoiado maravilhosamente.

💎Foi fácil chegar nesse diagnóstico?

Não foi fácil, porque a grande maioria da comunidade médica e terapêutica não está preparada para isso, a realidade é que o autismo ainda é um grande mistério a ser desvendado. É muito cansativo nós como mães termos que provar que seu filho tem um problema e que você não é louca e exagerada, mas no fim por eu estudar muito sobre o assunto, catalogar os sintomas e fazer relatórios, encontrar profissionais que são da área, que o analisaram detalhadamente, eu já posso dizer que ele está no espectro sim. Mas foi desgastante pra chegar nessa conclusão.
Abril Azul: Conheça Mais Sobre o Autismo

💎Como é o seu dia a dia, casa, compromisso e os cuidados com seu filho?

Ainda estamos nos organizando, o autista precisa de uma rotina antecipada para poder ter um dia produtivo, ele precisa saber o que fará no dia, como será, então temos hora para acordar, comer, dormir, tudo bem organizado, Erick tem terapias quase todos os dias da semana, neuro psicopedagoga, terapia ocupacional de integração sensorial, fonoaudióloga, psicopedagoga, terapia ocupacional ambulatorial e robótica, então requer um verdadeiro malabarismo para organizar tudo isso, sem contar que em casa ele também precisa ser estimulado, porque o ideal para uma intervenção ser satisfatória, ela deve ocorrer 20 horas por semana. Então, é todo um trabalho diário que envolve as terapias, a escola e nós aqui em casa, ainda não está o ideal, mas estamos caminhando e já estamos vendo resultado.
Abril Azul: Conheça Mais Sobre o Autismo

💎Como tem sido lidar com as dificuldades na escola?

No começo do ano foi muito estressante e desafiador, ele estava numa escola que não respeitava sua condição especial, o encarava como preguiçoso e ele não demonstrava nenhum avanço, apesar de ser a escola que ele pediu para ficar, chegou uma hora que não deu mais, não queríamos trocar, justamente devido ao fato de grande mudanças trazerem muitos prejuízos, eu tinha medo de acontecer igual em 2017, mas no fim encontramos uma escola maravilhosa, que o respeita, ajuda e faz ele superar suas dificuldades com paciência e está muito empenhada no desenvolvimento dele.
Então posso dizer que estamos conseguindo lidar muito bem, nesse contexto atual, com suporte adequado, tanto terapêuticos, quando escolar.
Abril Azul: Conheça Mais Sobre o Autismo

💎Como é ser mãe de um menino autista? Como é ser mãe do Erick Luigi?

Cada dia é uma surpresa, traz muitas dificuldades, mas também muita alegria, são seres tão puros, tão sinceros, ele não falará nada para me agradar, tudo que ele fala é o que ele sente, então quando ele expressa algum sentimento para mim sei que seja quando for vai sempre ser verdade. Tento entender como é o mundo dele e tornar a vida dele o mais leve possível, o que ele precisa é amor e compreensão e isso a gente tem de sobra. É um prazer enorme ser a mãe dele e se pudesse escolher, escolheria ser mãe dele, com autismo, com toda carga emocional, é um privilégio poder ser mãe dele, e faria tudo de novo.

💎Você gostaria de deixar uma mensagem para os nossos leitores?

Falem sobre o autismo, a informação desmistificará todo e qualquer pensamento errôneo sobre o autismo, quantas crianças vivem anos sofrendo, são adultos incompletos, por não ter tratamento? Quanto preconceito existe em volta dos transtornos mentais que impedem as pessoas de admitirem pra si que seu filho ou si próprio tem um problema e precisa ser tratado? Isso precisa acabar. Infelizmente o transtorno do espectro autista é uma realidade que só tende a crescer e cada vez mais terem os parentes e amigos nessa condição, cabe a nós apoiarmos. Acolham as pessoas, critiquem menos, só dê opinião quando for solicitada e use de empatia. Use o amor e seja amor, os pais e de autista e as crianças autistas agradecem, precisamos de apoio.

Se você quiser saber mais sobre esse assunto, sugerimos conhecer os seguintes sites:
www.largatavirapupa.com.br
(Andréa Werner, mãe do Théo, autista)

www.autistologos.com
(Kaká Lobe, Mãe do Matheus que saiu do espectro)

E se desejar falar com a Tamires, que tal acompanhar o Instagram que ela criou para compartilhar a evolução no tratamento do Erick? É só seguir – @autismolandia_

Deixem seus comentários, dê sua opinião, conte sua história, estou ansiosa para saber o que acharam do assunto!
Abraço e até a próxima!

Postagens Relacionadas

8 comments

  1. Nossa adorei bastante a tua partilha, pois não sabia algumas coisas
    Beijinhos
    Novo post (Review Revlon Colorstay Gel) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  2. A gente sempre tem algo a aprender, né Sofia. Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Amei ler o post e ver que com amor muito carinho e dedicação é possivel vencer essa batalha.E sim apoiar com muito amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, o amor é o mais importante pra poder superar as dificuldades.

      Excluir
  4. Gostei da transparência, a sinceridade.
    A entrevista incrível de uma mãe bem pé no chão mais ao mesmo tempo passou muita positividade sobre o tratamento a convivência e realidade.
    Parabéns e obrigada por compartilhar essa incrível experiência e rotina conosco.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom saber sobre o autismo, precisamos nos conscientizar sobre isso e nos dispor a ajudar e a conscientizar tbm! Obrigada pela partilha!

    ResponderExcluir
  6. Oi!!
    Parabéns pelo excelente post!! Este tema é muito importante e muito pouco falado. O autista merece todo nosso respeito.
    Bjo

    ResponderExcluir
  7. As crianças autistas são especiais e merecem muito amor!!
    Post lindo e informativo, parabéns!
    Beijos Fê
    www.bloglovers.com.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. É muito importante para mim e para o blog. Obrigada pela visita e carinho...