Postagens Recentes

Como Tornar Sua Casa Acessível Para Todos

Por 13 março

Como Tornar Sua Casa Acessível Para Todos
Olá pessoal, vamos de dicas de decoração e acessibilidade?

Como Tornar Sua Casa Acessível Para Todos

Estamos amando abordar sobre decoração por aqui, mas algo que tenho sentido cada vez mais necessidade é acessibilidade em lares. Desde nossas calçadas aos quintais ainda falta muito conhecimento e investimento nesse tipo de construção e decoração.
Falaremos sobre um tema importante: a acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, como cadeira de rodas jaguaribe. Dicas de como deixar os lares em espaços inclusivos, garantindo que todos se sintam bem-vindos e confortáveis.

Rampa na Entrada:

O primeiro passo para tornar sua casa acessível é garantir uma entrada acolhedora. Instale uma rampa suave na entrada principal, permitindo que cadeiras de rodas e carrinhos entrem sem obstáculos. Escolha materiais antiderrapantes para garantir segurança em todas as condições climáticas. Tome cuidado para seguir as regras municipais das calçadas, para não atrapalhar os que transitam e, ao mesmo tempo, permitir uma boa chegada ao seu lar.

Corrimãos: Apoio Seguro e Estiloso:

Além de oferecer estabilidade, corrimãos são ótimos elementos de design. Instale corrimãos firmes nas escadas e corredores, proporcionando suporte extra e permitindo que todos se movimentem com confiança pela casa. Em especial, nas áreas escorregadias como banheiro, se tem um idoso em casa, é importante ter corrimãos.

Portas Amplas Amigáveis:

Essas precisam ser amplas e fáceis de abrir. Certifique-se de que as portas da sua casa possuam largura suficiente para a passagem de cadeiras de rodas. Opte por maçanetas de fácil alcance e portas que deslizem suavemente, garantindo praticidade no dia a dia.

Banheiros Adaptados:

Isso traz conforto e independência. Os banheiros são áreas críticas para a acessibilidade. Considere a instalação de barras de apoio resistentes perto do vaso sanitário e do chuveiro. Um espelho inclinável e pias com espaço livre embaixo também facilitam a vida de todos. Caso tenha cadeirantes, considere acesso fácil a área do box.

Cozinha Inclusiva:

Adapte a cozinha para ser funcional para todos. Considere armários com prateleiras ajustáveis, com alturas acessíveis a todos da casa, deixe itens do dia a dia com fácil acesso, permitindo que todos alcancem o que precisam. Garanta espaço livre abaixo da pia e fogão, facilitando o acesso, para cadeirantes.

Sinalização para Todos:

Introduza sinalizações táteis para auxiliar na orientação de pessoas com deficiência visual. Essas marcações no chão ou nas paredes auxiliam na navegação e proporcionam um ambiente mais inclusivo. Invista em sinalização de banheiros, garagem e outros para informar os lugares. Algumas sinalizações podem ser com placas ou luminosas.

♿ Rampas de acesso
♿ Corrimão
♿ Portas amplas
♿ Banheiros adaptados
♿ Cozinha inclusiva
♿ Sinalização

Ao adaptar sua casa para a acessibilidade, você não apenas oferece conforto às pessoas com necessidades especiais, sejam elas temporárias ou definitivas, mas também idosos e constrói um lar verdadeiramente inclusivo. Vamos juntos criar espaços que celebram a diversidade e acolhem todos os corações.
Compartilhe essas dicas com seus amigos e familiares. Afinal, a acessibilidade é um esforço coletivo que enriquece a vida de todos. Deixe seus comentários compartilhando suas experiências e sugestões.

Gostaram das dicas? Tem algum ponto de acessibilidade na sua casa? Já precisou de acessibilidade no seu dia a dia?

Postagens Relacionadas

2 comments

  1. Que post mais que necessário e maravilhoso, com dicas perfeitas

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  2. Moro em apartamento, mas as suas dicas são incríveis.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. É muito importante para mim e para o blog. Obrigada pela visita e carinho...