Postagens Recentes

Dicas Para Economizar Água no Dia a Dia

Por 31 janeiro

Dicas Para Economizar Água no Dia a Dia
Olá pessoal, vamos de dicas para economizar?

Dicas Para Economizar Água no Dia a Dia

Hoje é o Dia Mundial da Água, por isso separamos um assunto especial para hoje: economia de água!
É bom para o bolso e para o meio ambiente. E para começar, é importante lembrar que o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, foi criado para conscientizar a todos sobre a importância desse recurso vital para a nossa sobrevivência e a de outros seres vivos, incluindo animais e plantas. Além disso, a data nos faz refletir sobre o uso sustentável da água e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, combatendo a contaminação e poluição.
A boa notícia é que, com algumas mudanças simples em nossos hábitos diários, podemos fazer uma grande diferença para o nosso planeta.

Formas simples de economizar água

💦Banho Consciente: Não demore embaixo do chuveiro. Além de reduzir o consumo de água, você também economiza na conta de luz. Um banho mais curto é uma forma prática de preservar nosso recurso natural. Para isso, desligue o chuveiro quando for passar sabão, shampoo, escovar os pés e só ligue para enxaguar.

💦Lavar Louça Inteligentemente: Ao lavar a louça, separe uma vasilha com água e sabão e abra a torneira somente no momento do enxágue. Essa prática economiza água sem comprometer a limpeza dos utensílios, contribuindo para um consumo mais consciente. Considere o uso de uma lava-louça, ela pode ser bem econômica para você e sua família.

💦Escovação Sustentável: Ao escovar os dentes, na cuba para banheiro, feche a torneira e utilize apenas um copo de água. Essa simples mudança reduz significativamente o desperdício diário de água, sem comprometer a higiene bucal.

💦Varrer e Manter Limpo: Dê preferência a varrer as calçadas, ao invés de lavá-las. Procure manter os ambiente limpos, isso reduz a necessidade de limpeza constante e consumo de água na limpeza. Use borrifadores para limpeza de alguns locais, evitando jogar muita água. (Dicas de como usar o borrifador na limpeza)

💦Reaproveitamento Inteligente: Utilize a água da máquina de lavar roupa ou capte a água da chuva para atividades como lavar calçadas e áreas externas da casa. A água da chuva pode ser usada ainda para lavar o carro e as plantas. Certifique-se de manter os reservatórios bem fechados para evitar a criação de mosquitos da Dengue.

💦Irrigação Inteligente: Falando em regar plantas, faça isso de manhã cedo ou à noite para evitar a evaporação rápida. Adote sistemas de irrigação eficientes, como gotejamento ou sprinklers de baixo consumo, para garantir que cada gota seja aproveitada ao máximo.

💦Manutenção Preventiva: Mantenha o encanamento da sua casa sempre em ordem. Pequenos vazamentos podem parecer insignificantes, mas no final do mês, refletem no aumento da conta.

💦Arejador e Redutor: Em torneiras e chuveiros coloque um arejador ou redutor de vazão, isso ajuda a reduzir a saída de água e economizar.

💦Máquina de Alta Pressão: Se possível, ao lavar carro e calçadas use uma máquina de alta pressão, elas reduzem em muito a saída e água e deixa a lavagem mais eficiente.

💦Descarte Responsável: Parece que não tem muita relação com a água, mas tem sim! O lixo mal descartado pode atrair animais que podem transmitir doenças, entupir bueiros, causar alagamentos e poluir rios. Lembre-se: lugar de lixo é no lixo. Evite jogar resíduos na rua.

Gostaram das dicas, que tal começar a implementá-las na sua rotina? Essas são apenas algumas dicas práticas que, quando incorporadas ao nosso cotidiano, podem fazer uma grande diferença na preservação da água. Compartilhe essas ideias com amigos e familiares para multiplicar o efeito positivo. Lembre-se: cada gota conta!

Postagens Relacionadas

0 comments

Deixe aqui seu comentário. É muito importante para mim e para o blog. Obrigada pela visita e carinho...