Postagens Recentes

Etiqueta Básica - O Que Não Fazer em Um Casamento

Por 12 fevereiro

Etiqueta Básica - O Que Não Fazer em Um Casamento
Olá pessoal, vamos falar de casamento?

Etiqueta Básica - O Que Não Fazer em Um Casamento

Se tem um assunto que amo falar é sobre casamento, preparativos, decoração, tudo desse mundo. E como alguém que já foi em muitos casamentos, já vivenciei situações desagradáveis e no meu casamento também passei coisas que não gostei. Claro, que muitas pessoas erram sem saber, até eu já fiz uns da lista, algumas pessoas agem por inocência e outras por falta de noção, então separei algumas situações deselegantes que já presenciei e outras que já ouvi reclamação nas redes sociais, assim se você comete um desses erros pode se atentar e se for casar já compartilha com a galera para ninguém fazer essas coisas em seu casamento.
Vale lembrar que as dicas aqui são para casamentos mais sociais, tradicionais e cada caso é único e cada casal tem seu estilo e cada região tem sua cultura, mas de forma geral essas regras se aplicam geralmente.

Tirar fotos

Evite furar fila
Sabe aquele momento que os noivos estão tirando fotos e algum apressadinho quer passar a frente? Isso pode atrapalhar e muito, em especial se você passar a frente de familiares e padrinhos. Se houver uma emergência e você precisar sair antes, fale com quem está organizando, cerimonialista ou o diretor do evento, e se possível ele encaixará você assim que possível, ou envie uma mensagem de desculpas aos noivos no dia seguinte explicando a situação.

Passar na frente do fotógrafo
Normalmente os fotógrafos contratados são fáceis de serem identificados, por isso não fique no caminho deles, não bloqueie a visão. Não se coloque na frente para pegar uma boa foto da entrada, tire do seu lugar, e já segue às dicas a seguir:
Passe pelos cantos, evite o corredor principal durante a cerimônia
Se você precisa se levantar durante a cerimônia, evite o corredor principal, chama atenção das pessoas e pode atrapalhar os fotógrafos. Prefira os corredores laterais.

Usar flash do celular
Não use o celular com flash e coloque ele no silencioso, assim se quiser tirar fotos elas não vão atrapalhar a cerimônia.
Etiqueta Básica - O Que Não Fazer em Um Casamento

Madrinha e Amigas da Noiva

Não se convide para esses papéis
Já ouvir muito: 'ah, mas ela é minha amiga', mesmo assim, o casamento é dos dois e não há só o papel de madrinha, talvez você possa ajudar mais nos bastidores ou outra tarefa. Se eles são seus amigos, você vai desejar vê-los felizes, independente do que fará na cerimônia.
Os noivos podem desejar realizar algo mais simples ou tenha em mente outras pessoas, ao se convidar você pode deixá-los constrangidos. É melhor esperar o convite, e se ele não vier, faça o possível para o dia ser incrível para eles.

Seja uma boa madrinha
Acerte com a noiva antes como você pode ajudar, não tome a frente das coisas sem perguntar e seja do tipo que só chega na cerimônia para as fotos.
Muitas madrinhas ficam empolgadas e querem fazer muitas coisas, e isso é ótimo, mas o ideal é perguntar a noiva em que você pode ajudar, assim ficará muito mais fluído para todos.

Fique atenta a noiva
Talvez a noiva não peça ajuda por achar que vai dar conta sozinha ou esquecer de um detalhe, então fique atenta aos noivos antes, durante e depois da festa.
Etiqueta Básica - O Que Não Fazer em Um Casamento

Presentes

Evite levar presente à festa
Esse detalhe muitas pessoas não sabem, mas levar presentes a festa é complicado, os noivos não vão poder receber pessoalmente, os familiares estão na correria e nem sempre há um local reservado para colocá-los. No meu casamento, como iriam muitas pessoas de fora da cidade, deixei um local e uma pessoa reservada a cuidar disso.
Se precisar levar, coloque um cartão discreto dentro para os noivos reconhecerem quem deu o presente e possam agradecer depois.

O ideal é enviar a casa dos noivos antes do casamento, se foi convidado pelo noivo e família envie na casa dele, se for pela noiva à casa dela. Se conhece a ambos, escolha o que fica melhor para você.
Alguns noivos promovem chás pré-casamento para receber os presentes e festejar com os amigos.

Prefira comprar algo da lista ou envie um vale-presente
Se possível compre algo da lista ou da loja indicada, isso facilita para o casal, eu mesma ganhei tantos jogos de sobremesa que alguns só usei depois de 10 anos. E muitas coisas que faltaram poderiam ter sido compradas no mesmo valor. Se os noivos não deixarem uma lista na loja, pergunte a eles o que gostariam, se tiver intimidade, dê um cartão de presente, hoje muito popular e facilita para ambos. Só ofereça dinheiro se tiver intimidade com o casal ou for algo combinado entre amigos.
Etiqueta Básica - O Que Não Fazer em Um Casamento

Seja um bom convidado

Observe se no convite foi anexado convites individuais
Alguns casais entregam juntos ao convite formal, um convite individual, esse convite para controlar a entrada dos convidados, fique atento a quantidade enviada.
Note os nomes do convite se indica toda família ou apenas o casal, ou um membro.

Convidado não convida
Evite levar pessoas sem avisar, não sugira quem a pessoa vai ou não convidar. Evite a frase: "Não acredito que você não convidou Fulano".

Não vá de penetra
Há todo um planejamento desde os assentos até a alimentação para a quantidade esperada de convidados.
Etiqueta Básica - O Que Não Fazer em Um Casamento

Evite atritos e constrangimentos
Se tiver alguém que já teve atrito, procure ser cordial. Mesmo que tenha assuntos a resolver com outras pessoas, esse não é o momento. O dia é dos noivos então evite chamar atenção por excessos, causar problemas, gritaria e coisas do tipo. Mesmo entre os pais e os filhos.

Dê confirmação
Se não puder ir, informe com antecedência. 
Se no convite perdi confirmação, faça quanto antes. Lembre-se que o buffet, as lembrancinhas e outros itens são pagos por pessoa.
Etiqueta Básica - O Que Não Fazer em Um Casamento

Comida e Bebida

Levar comida
É deselegante esconder comida para levar para casa, alguns itens são dados para levar para casa, como bem-casados.
Só leve para casa se algum dos responsáveis oferecer.

Excesso de bebidas
Se houver bebidas alcoólicas evite o excesso ou mesmo levar bebida alcoólica sem permissão dos noivos.
Etiqueta Básica - O Que Não Fazer em Um Casamento

Vestimenta

Use roupas conforme a ocasião
O convite já passa qual o estilo do casamento, mas se ficar com dúvida pergunte aos noivos. Se o casamento for religioso, vá com roupas compostas e modestas.

Cuidado com as cores
Evite as cores da decoração, normalmente as cores do convite são as cores que serão usadas na decoração, é bom evitá-las para não parecer um par de jarro ou para não ficar parecido com as madrinhas, que normalmente usam uma cor próxima da cor da decoração.

Nada de ir de branco, branco é da noiva!
Cores que lembram branco ou são muito próximas, também precisam ser evitados, pois nas fotos podem parecer branco.
Etiqueta Básica - O Que Não Fazer em Um Casamento

Lembrancinhas

Lembrancinhas
Normalmente a lembrancinha é entregue pelos noivos, por um dos pais ou madrinha, durante, no fim da festa ou na saída
Só pegue uma, se quiser levar mais pergunte a pessoa responsável no fim da festa.

Não leve arranjos das mesas e outros itens de decoração
O nome já diz: são para decoração. Não leve para casa! O mesmo vale para taças, pratos e talheres. Uma amiga pagou por uma caixa completa de taças porque alguém havia levado para casa e a loja de aluguel quis a quantidade locada.
Etiqueta Básica - O Que Não Fazer em Um Casamento

Cumprimentos e conversas

Conversas com os noivos
Evite conversas sobre assuntos aleatórios ou particular com os noivos durante os cumprimentos. Nesse momento eles estão focados no casamento, a conversa deve girar em torno disso. Além disso, há vários convidados que precisam de atenção, não monopolize os noivos apenas na sua mesa. Não se prolongue desnecessariamente.

Não saia sem cumprimentar os noivos
Eles não podem dar atenção prolongada a todos os convidados, mas se eles te convidaram é porque têm consideração por você. Retribua, cumprimentando-os, tirando uma foto e desejando felicidades.
Etiqueta Básica - O Que Não Fazer em Um Casamento
Algumas situações podem acontecer, afinal imprevistos acontecem, mas se você seguir a regra de ouro de fazer com o outro o que gostaria que fizessem com você, com certeza, você vai ajudar os noivos a terem o dia tão perfeito que eles tanto sonharam.

Se você está planejando seu casamento, para se organizar melhor, adquira um planner noiva, para te auxiliar no passo a passo. (Clique para conferir o planner noiva).

Gostaram da dica? Já passou ou presenciou alguma dessas situações? Que tal compartilhar essa postagem com seus convidados?

Postagens Relacionadas

4 comments

  1. Amiga acho lindo casamento, vestido de noiva aquele encanto da festa.

    faz tempo que não vou aqui a uma festas dessas, sua postagem ficou incrivel,

    temos que acompanhar as regras e etiqueta da festa mesmo.

    otima semana https://estilopropriobysir.com/

    ResponderExcluir
  2. Se todos seguissem essas dicas, iriam facilitar mil por cento a vida dos noivos. Ótimo post! <3

    www.blogminutodabeleza.com
    www.minutodabeleza.com

    ResponderExcluir
  3. Dicas perfeitas e mais que necessárias

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Alécia.
    Já presenciei convidado furando fila, levando enfeite de mesa, até abrindo a bolsa para colocar salgadinho de festa, sem contar o bolo de casamento nos pratinhos de plástico. Lamentável. Bom senso nunca é demais né?
    big beijos,
    Lulu
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. É muito importante para mim e para o blog. Obrigada pela visita e carinho...