Postagens Recentes

Chá de Casamento - Quais Opções e Qual Fazer?

Por 30 maio

Chá de Casamento - Quais Opções e Qual Fazer
Olá pessoal, vamos falar sobre preparativos de casamento?

Chá de Casamento — Quais Opções e Qual Fazer?

Chá bar, chá de cozinha, de panela, de lingerie… são várias as opções de "chás" ou festinhas que podem ser feitas por ocasião dos preparativos para o casamento, essas são oportunidades para os noivos reunirem os amigos e ganharem mimos que serão usados na vida a dois. Vamos trazer os mais populares e mostrar um pouco sobre eles para te ajudar a escolher qual fazer.

Curiosidade sobre chás pré-casamento

Os chás pré-casamento surgiram desde a Idade Média, mas se popularizou nos últimos anos. Em alguns países são chamados Chuva de Casamento, porque os noivos receberão uma chuva de presentes. Eu acharia fofo se chamar chuva.

Chá-bar

Esse é uma reunião entre o noivo e seus amigos. O objetivo é ser uma opção de festa masculina. Assim, se a noiva for fazer algo apenas entre as amigas, o noivo e seus amigos terão algo na mesma noite.
Nesse tipo de "chá" pode ter na lista itens de bar, bebida, recepção e até churrasco. A lista pode incluir copos, taças, bebidas finas, jarras, tábuas, balde de gelo, itens para petisco, abridores de garrafa e saca-rolha, facas, peneiras, liquidificador, mixer, coqueteleira, entre outros.
Nele você pode convidar os padrinhos, amigos mais próximos e familiares.

Chá de Lingerie

É uma reunião entre a noiva e amigas. Por serem presentes mais pessoais, o ideal é que as convidadas sejam pessoas bem próximas e que se sintam à vontade de presentear a noiva com peças íntimas. Por ser mais pessoal, pode ser feito mais próximo do casamento, mesmo que tenha feito outro tipo de "chá" para mais pessoas.
Na lista do chá de lingerie pode incluir roupas sensuais, conjuntos de calcinha e sutiã, camisola, baby doll ou pijama (o que a noiva usar), roupão de banho, robe, espartilhos, também podem ser incluídos outros itens femininos como cremes hidratantes, óleos, maquiagem, perfumes. Tudo vai do gosto e estilo da noiva.
Lembrem que a noiva e as convidadas precisam se sentir à vontade com os presentes e brincadeiras que serão feitas na ocasião, certifique-se que todos concordam a festa e todo conheçam o gosto e tamanho da noiva. Se possível, faça uma lista em determinada loja, para facilitar.

Chá de Cozinha ou Chá de Panela

Esse estilo de chá é o mais popular. Ele pode ser feito de maneira mais ampla, convidando amigos, parente e colegas de trabalho. Pode ter um número maior de convidados e a lista de presentes mais ampla.
Na lista de chá de cozinha pode incluir itens de cozinha para a casa nova: pratos, talheres, copos, taças, travessas e refratários, panelas, itens de servir, decoração da cozinha e sala de jantar, eletrodomésticos, entre outros.
Por ser mais voltado para itens de cozinha são convidadas mais mulheres, os homens são convidados se o noivo é conhecido como alguém que cozinha bem e usa esses itens.

Chá de Reforma

O chá de reforma é um conceito ainda pouco usado, ele é indicado para noivos que estão precisando reformar a casa antes do casamento. Nesse caso, taças, pratos e liquidificadores dão lugar ao cimento, azulejos e serviços mais específicos, que devem ser pensados com carinho para que a residência fique aconchegante e tenha a cara dos noivos. Temos uma postagem aqui no blog com detalhes sobre esse tipo de chá.
No chá reforma é aconselhável convidar pessoas que gostariam de ajudar os noivos na conquista do novo lar, parentes e amigos com esse pensamento são bem-vindos.
Na lista da reforma podem estar itens diretamente da obra como sacos de cimentos, pias, blocos, como vale-compras da loja de material de construção. Também pode entrar na lista itens que o casal irá usar depois no dia a dia, como furadeira, ferramentas básicas, escada e afins.

Chá de Casa Nova ou Open House

Essa opção de chá também é bem ampla e pode ser realizada de duas maneiras.
Antes do casamento pode ser feita com ambos os noivos presentes, podem ser convidados parentes, amigos, vizinhos e colegas de trabalho do casal.
Como a lista de convidados pode ser mais extensa na lista de presentes podem ser inclusos itens de toda a casa, por exemplo: cama, mesa e banho, cozinha, decoração, móveis, eletrodomésticos, eletroportáteis, entre outros. Assim, homens e mulheres podem participar e comprar presentes sem constrangimento.
Depois do casamento pode ser feito pelos noivos para os amigos mais íntimos e familiares e na lista pode ter itens que não ganharam no casamento. Pode ser algo menor e intimista para inaugurar a casa nova e apresentá-la aos amigos.
Chá de Casamento - Quais Opções e Qual Fazer

Esses são algumas opções de "chás pré-casamento", agora me conta você está planejando fazer alguma dessas? Qual faz mais seu estilo e qual você não faria de jeito nenhum? Conta nos comentários e envia essa matéria para uma amiga que está indecisa.

Postagens Relacionadas

15 comments

  1. Publicação muito interessante que gostei de ver e ler.
    .
    Saudações cordiais… semana feliz
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Amei o Chá de reforma, n sabia que tinha 😗💙

    ResponderExcluir
  3. Que são umas boas dicas até para seguir
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderExcluir
  4. Boa dica, ótimo post!
    bjs
    https://pinkbelezura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Interesting ideas! Thanks for sharing!
    xoxo
    Lovely
    www.mynameislovely.com

    ResponderExcluir
  6. Acho bastante interessante esses chás, é um Up para o casamento, bjs.

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Que legal 😎 eu simplesmente amei as sugestões, são excelentes

    ResponderExcluir
  8. Eu não penso em casar mas se alguém quiser me dar um chá de reforma eu aceitaria sem reclamar...

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem? Uau quantos tipos diferentes. Não imaginei que era possível fazer tantas festas assim. Não sei qual delas escolheria. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  10. Esses chás valem muito a pena, além da diversão se ganha coisinhas úteis, eu tive o meu, foi tudo de bom!

    ResponderExcluir
  11. são muita opções, agora vai da opção do momento que casal está passando pra escolher o certo! amei

    ResponderExcluir
  12. Todas essas opçoes sao otimas demais

    ResponderExcluir
  13. Que dicas maravilhosa!
    Estou noiva e amei conhecer os tipos de "chás" que posso estar fazendo!
    Beijos.
    https://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Acho muito legal chá bar ou chá de lingirie!
    Não conhecia esse 'chá reforma', mas tomara que não vire moda a cada reforma que alguém for fazer, rs. Que seja só para casar, rs.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. É muito importante para mim e para o blog. Obrigada pela visita e carinho...