Postagens Recentes

Como Manter a Higiene Íntima em Dia

Por 10 janeiro

Como Manter a Higiene Íntima em Dia
Olá pessoal, vamos falar um pouco sobre higiene feminina?

Como Manter a Higiene Íntima em Dia

Esse é um assunto bem íntimo, mas já estamos por aqui há mais de 7 anos, então já temos intimidade para falar sobre isso, não é mesmo amiga? Então, vamos falar um pouco sobre saúde íntima? Parece algo que todo mundo já nasce sabendo, mas a verdade é que não, muitas coisas ainda não são ditas sobre saúde feminina e mais que isso, muitas coisas consideradas como ajuda, na verdade, atrapalham mais do que ajudam. Uma boa higiene íntima ajuda na saúde da mulher e evita muita dor de cabeça futura.
Cuidar da higiene íntima é muito importante, porque é uma região naturalmente úmida e devido à rotina, roupas apertadas, uso errado de produtos e outros hábitos, pode causar proliferação de bactérias, infecções e outras doenças. Dê atenção a cheiros, corrimentos e infecções nas regiões. Então vamos a alguns tópicos sobre isso.
Como Manter a Higiene Íntima em Dia

Lave corretamente

Uma boa higiene íntima começa com a lavagem correta, para isso evite sabonete comum ou sabonetes com muita química e cheiros, quanto mais natural ou neutro o sabonete íntimo melhor. O uso de fragrâncias na região íntima pode aumentar o mecanismo de defesa da região e causar infecções, isso vale para o papel higiênico perfumado, evite!
Peça indicação do seu médico sobre um sabonete apropriado e lave apenas a área externa, pois nosso organismo interno é auto limpante.
Ao usar o banheiro evite levar a sujeira das fezes para a vulva, sempre se limpe no sentido da frente para atrás e nunca o oposto. Os lenços umedecidos devem ser evitados também, deixe apenas para alguma emergência.

Seque bem

Mantenha a região íntima bem sequinha, lembre-se que bactérias gostam de locais abafados e úmidos, então sempre se seque após o banho ou usar o banheiro. Isso é importante, já que essa região possui muitas dobras de pele, sulcos e pelos, e por si só já tem secreção natural que deixa a região mais úmida.
Como Manter a Higiene Íntima em Dia

De olho nas calcinhas

Cuidado com o tecido das suas calcinhas, tecidos sintéticos tende a dificultar a transpiração da pele e aumentam o acumulo de suor, tornando a região íntima mais úmida e quente, o que favorece a proliferação de microrganismos.
Dê preferência a calcinha de algodão e as troque todos os dias e evite usar roupas muito apertadas, pois elas deixam a região abafada favorecendo infecções.
Cuidado também com a lavagem das peças íntimas, até dá para lavá-las durante o banho, mas não deixe elas secando no banheiro, pois o banheiro é um local úmido e não seca bem as peças. Lave-as com sabão, deixe secar bem e se possível passe com ferro.
Fique atenta ao surgimento de manchas, odores e corrimento na calcinha, pode ser sinal que ao não está bem, se surgir algo diferente, procure seu médico.
Como Manter a Higiene Íntima em Dia

Cuidado com protetores diários

Mais uma vez vale a dica de evitar abafar ainda mais a região. Embora pareça ser algo higiênico o uso constante desses produtos podem deixar a região ainda mais abafada. Também se o produto tiver fragrâncias pode causar secura, irritação e alergias. Use apenas quando houver necessidade.

Quando usar desodorante íntimo

Sabe esses produtos com perfume para região íntima? Como já falamos do papel higiênico e do sabonete, produtos com cheiros precisam ser evitados, em especial se tiver álcool na composição, silicones e parafinas.
Mas, no mercado existem produtos assim para momentos íntimos entre um casal, deixe esses produtos apenas para essas ocasiões e no dia a dia evite ao máximo. 
Como Manter a Higiene Íntima em Dia

Durma livre

A essa altura você já percebeu o quanto manter a região abafada pode ser prejudicial, mas algumas vezes isso é inevitável com a rotina. Então, uma dica de ouro que muitos ginecologistas dão é dormir com uma calcinha folgada de algodão ou mesmo sem calcinha. Escolha pijamas femininos de tecido agradável e respirável. Isso ajuda a manter a região arejada.

Consulte seu médico com regularidade

Para uma saúde íntima de qualidade consulte seu ginecologista com regularidade, ele vai indicar qual o melhor período para você realizar suas consultas, normalmente o ideal é fazer isso uma vez por ano.
Como Manter a Higiene Íntima em Dia

Gostaram das dicas? Como você mantém sua higiene pessoal? Conta aí nos comentários.

Postagens Relacionadas

11 comments

  1. Dicas/sugestões muito interessantes que gostei de ler. Deixo o meu elogio.
    .
    Uma semana feliz … Cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Que sim, são umas dicas bastante boas
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderExcluir
  3. Wonderful tips! It is a good idea to avoid scented products on your nether regions.
    xoxo
    Lovely
    www.mynameislovely.com

    ResponderExcluir
  4. Encontrei seu blog, ocasionalmente, mas tematicamente é bem variado. Gostei do que li e vi.

    Quanto à higiene íntima da mulher, acho que todas nós temos bom senso e sabemos o que nos faz bem ou nos faz mal. Suas dicas, no entanto, são ótimas para as mais descuidadas e desatentas.
    Quem trabalha o dia todo, usando calcinha e calça é bem prejudicial, portanto o mais aconselhável é alternar com saia e vestido.
    Em casa eu não uso roupa interior e quando vou para a cama, vou liberta, também.
    Os produtos que uso são de PH neutro e sem fragâncias nenhumas.

    Beijos e que as chuvas parem na Bahia.

    ResponderExcluir
  5. Olá, minha nova amiga brasileira!

    Passando para saber se vc está bem e lhe desejar um domingo abençoado.

    Beijos e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  6. Boas dicas! Necessárias, pois muitas pessoas arrumam problemas por falta de informação.

    garotastarfashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas e acho muito importante ressaltar.Muitas pessoas sofrem com candidiase de repetição justamente por falta de cuidados e informações básicas pro dia a dia

    ResponderExcluir
  8. Suas dicas bastante importantes pra nós, é essencial manter a higiene íntima, bjs.

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Parabéns pelo artigo é muito informativo 🙂 nós temos que cuidar da saúde

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas, tenho o habito de fazer algumas dessas coisas.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. É muito importante para mim e para o blog. Obrigada pela visita e carinho...