Postagens Recentes

5 Dicas Para Guardar e Conservar Melhor os Seus Livros

Por 07 setembro

Dicas Para Guardar e Conservar Melhor os Seus Livros
Olá pessoal, vamos falar um pouco sobre decoração e livros?

5 Dicas Para Guardar e Conservar Melhor os Seus Livros

Você é como eu, que tem muitos livros guardados na estante? Se a resposta foi sim, esse post foi feito especialmente para você. Compartilhamos de muitas histórias, e mesmo com tanto carinho e apreço por cada livro que temos, nem sempre conseguimos conservá-los da forma certa. A conservação é a chave para que nossos filhos, netos e quantas mais gerações que virão tenham a possibilidade de compartilhar do mesmo gostinho pela leitura que nós temos. Quando os livros são bem cuidados e guardados da maneira certa, mesmo se apresentarem fragilidade quanto ao papel, podem durar séculos. Tudo que se conserva, dura mais e não necessita de substituição.

Como e Quando Limpar Seus Livros

Pessoas que são apaixonadas por leitura costumam ter uma quantidade grande de livros, e às vezes, não sabem como guardá-los de forma que fiquem protegidos, limpos e organizados. O primeiro passo que você deve fazer é limpar os livros, pois o pó diminui a vida útil de seus livros, por isso, pelo menos uma vez no mês, limpe-os com uma flanela seca. Em seguida, organize-os no espaço que você tem, as estantes são as melhores aliadas dos amantes de livros nessa hora, se você não tem uma, vale a pena ver as opções da Atelier Clássico. Guarde seus livros de maneira funcional, onde os livros que você mais gosta, fiquem na parte de cima, com fácil alcance e os que você não gosta tanto ou tem menos contato ou que já leu, nas prateleiras de baixo.
Dicas Para Guardar e Conservar Melhor os Seus Livros

Dicas Para Guardar e Conservar Melhor os Seus Livros

Separe os Livros

Também é legal ter uma prateleira apenas com os livros que você pretende ler. Dessa forma, você se motiva a continuar com o hábito de leitura e cria a responsabilidade de não comprar livros novos sempre que entrar na livraria, afinal, você tem uma prateleira cheia de histórias esperando por você. Se possível, guarde seus livros na vertical, pois é a melhor forma de conservá-los. Dessa forma, você não só ajuda na organização, já que pode ver todos os títulos com facilidade, como mantém a integridade física do livro. Mas é preciso tomar cuidado para não deixá-los muito apertados. Isso força as pessoas a ter que puxar os livros com mais força, o que acaba danificando a lombada do livro.

Se você não tiver uma estante, guarde seus livros em caixas, elas possuem a vantagem de serem mais porosas e permitirem que seus livros fiquem mais arejados, porém, elas devem ser bem vedadas para evitar a entrada de poeira ou até mesmo insetos, poderá usar gel de sílica que ajuda a manter longe a umidade. Evite colocá-lo próximo a parede e de vez em quando, dê uma olhada para ver se está tudo bem.
Dicas Para Guardar e Conservar Melhor os Seus Livros

Você também pode seguir essas dicas para conservar ainda mais seus livros:

- As estantes ou prateleiras abertas de madeira ou metal, são melhores para armazenar seus livros;
- Tente guardá-los em um local ventilado, seco e que não tenha contato direto com o sol;
- Evite deixá-los expostos, a luz solar acaba desbotando as capas, enquanto a umidade as deforma;
- Use flanela macia e seca para limpar seus livros;
- Evite pegar seus livros com as mãos sujas para não danificar a capa;

E aí, gostou das dicas? Como você guarda os seus livros?
Comenta aí qual dica você já segue.

Postagens Relacionadas

6 comments

  1. Oi
    Eu adorei as dicas 👏 são maravilhosas

    ResponderExcluir
  2. Que dicas valiosas! Eu vou usar todas! Meus livros definitivamente precisam de mais cuidado!!!!

    ResponderExcluir
  3. Dicas ótimas, já perdi livros por não saber como guardá-los de forma correta!

    ResponderExcluir
  4. Eu guardo os meus em estante mesmo e sempre que eu tenho tempo faço a limpeza de todos. Enfim, gostei demais das suas dicas!!!
    Beijão! ♥

    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir
  5. Aqui eles ficam nas prateleiras/nichos.
    Boas dicas.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Meus livros ficam em uma estante, mas confesso que não os limpo com tanta frequência, porque é difícil limpar sempre mais de 500 livros, no entanto, tento fazer isso sempre que dá. A dica de não manuseá-los com as mãos sujas é bem importante. Adorei essa estante da Atelier, tá maravilhosa demais! Arrasou!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. É muito importante para mim e para o blog. Obrigada pela visita e carinho...