Postagens Recentes

Onde e Como Divulgar Seu Blog ou Site?

Por 09 agosto

Onde e Como Divulgar Seu Blog
Olá pessoal, vamos trazer mais dicas para blogueiras?

Onde e Como Divulgar Seu Blog ou Site?

Já postou mais parece que ninguém viu? Quer atrair mais leitores de forma orgânica a seu blog? Com cada vez mais blogs surgindo, fazer seu blog ter um fluxo de visitantes é cada vez mais difícil, assim fazer uma boa divulgação é essencial.
O Google + era uma ferramenta muito eficiente para trazer leitores ao seu site, mas com o fim da plataforma, muitos blogueiros ficam sem saber onde divulgar suas postagens.
Mas, onde e como divulgar? Hoje selecionei algumas maneiras e a melhor forma de você conseguir trazer tráfego orgânico para seu blog.

Cadastre seu blog em sites de busca

A melhor coisa é divulgar na fonte, afinal a maioria das pessoas faz pesquisas na internet usando os mecanismos de buscas, como Google.
Você pode enviar seu link para o Google, Bing e outros sites de pesquisa, para isso pesquise cada um individualmente já que os links mudam.
Isso, porque falando de maneira prática, quando uma pessoa pesquisa um assunto, ela só vai encontrar você se você aparecer nas buscas.

Faça guest-posts em Sites do mesmo nicho

Publicar artigos relevantes em sites do mesmo nicho pode ser uma ótima forma de atrair mais tráfego qualificado para seu blog.
Esta estratégia também é muito utilizada por empresas de diversos segmentos, como, por exemplo, a Use Vitae, uma loja de sapatos femininos que produz conteúdos e publica e muitos sites e blogs de moda.

Espalhe seu nome nas redes sociais

Já ouviu o ditado quem não é visto não é lembrado? Isso vale para blogs também. Por isso, espalhe seu nome por aí, não estou falando de spam, de sair enviando seu blog em comentários e direct sem ter permissão, isso mais irrita e afasta do que atrai as pessoas.
Estou falando de criar uma conta nas principais redes sociais, mesmo que não tenha intenção de criar conteúdo para essa rede no momento, crie sua conta, cadastre seu link e garanta seu user.
Além de ajudar a aparecer nas buscas dos buscadores, ter nome nas redes sociais de ajuda a garantir o @ com seu nome. Separei algumas redes que são de ajuda para as pessoas te conhecerem: Redes Sociais Essenciais Para Blogueiras

Divulgue no Facebook

Achou que o Facebook estava no esquecimento? Se enganou, pois está não está. No Facebook ainda tem muita gente ativa, isso mesmo, muita gente anda postando, curtindo e comentando por lá, embora hoje muita migração para o Instagram, muitas pessoas mantém a conta lá e muitos usam grupos, basta você saber captar seu leitor, estude a plataforma, como as pessoas que você quer alcançar usam o Facebook? Agora marque presença onde as pessoas estão.
Por exemplo, não saia jogando suas postagens em qualquer grupo, procure grupos que possam se interessar pela sua matéria. Por exemplo, vai falar de costura? Procure grupos de costura e compartilhe neles, sobre cabelos, e assim por diante.
Crie páginas e compartilhe em seu perfil pessoal. Use os anúncios da plataforma, eles alcançam muitas pessoas.
Onde e Como Divulgar Seu Blog ou Site

Pinterest, o campeão de visitas

Atualmente o Pinterest vem se destacando por trazer muitas visitas ao blog. A verdade é que o Pinterest é uma rede de pesquisa e se seu assunto é muito procurado, lá estão as pessoas que querem ler seu artigo.
Leia sobre a plataforma, crie uma página e poste sem medo.
Nos últimos tempos o Pinterest se tornou a maior fonte de tráfego de para as postagens do meu blog.

WhatsApp e o boca a boca com amigos

Há um tempo o WhatsApp é encarado como fonte de informação, uma informação no WhatsApp que chame atenção pode ter vários compartilhamentos chegando a pessoas que você nem imagina. Pense nas últimas 24h, em quantas vezes você recebeu links sem nem pedi de amigos, familiares ou em grupos? Agora pense em quantos links você viu nos Status? É verdade que nem todos vão clicar ou ler sua matéria de cara, mas se você sempre postar uma hora uma matéria sua pode chamar atenção e gerar um clique. Além disso, mesmo que a matéria não chame atenção da pessoa, ela pode lembrar que algum amigo precisa e compartilhar a dica com ele. Então, não subestime essa ferramenta, mas use com moderação. Não envie para amigos ou familiares que não pediram o link e em grupos se certifique que o assunto é de interesse e que a maioria se interessaria pelo assunto abordado.

Aproveite listas de leitores

Com o passar do tempo você pode criar uma comunidade de leitores ativos, essas listas podem ser feitas no seu WhatsApp, pergunte a seus amigos se eles querem receber suas postagens mais recentes, se houver crie uma lista ou um grupo e envie o link das postagens.
Você também pode ter essa lista no Telegram, sendo uma rede que vem crescendo para captação de leitores e criação de comunidade.
Além dessas, não desista da boa e velha lista de e-mails, isso mesmo, ainda tem muitas pessoas que leem e-mails e ter uma lista de e-mails pode garantir leitores fieis ao seu blog.

Compartilhamento automático

Sabia que assim que sua postagem é publicada no blog, ela pode ir automaticamente para o Twitter, Facebook e Pinterest? Isso já ajuda muito, pois além de agilizar seu lado, evitando esse compartilhamento manual, vai garantir que seus leitores saibam das novidades assim que sai.
Para compartilhar no Twitter cadastre no Bloglovin, uma rede de leitura de blogs.
Para sair no Twitter e Facebook cadastre no dlvr.it
E para ir automaticamente para o Pinterest vá nas configurações da conta e adicione seu blog.

Aposte em postagens que não envelhecem

Para garantir que seu blog tenha sempre visitas, aposte em textos atemporais que ajudem seus leitores por um longo período, em vez de fazer uma postagem: blusinhas para usar no verão de 2021, escolha algo como Blusinhas para o calor do verão, note que mesmo que alguém pesquise em 2029, seu texto ainda será proveitoso. 

Use botões de compartilhamento

Deixe visível e de faço acesso botões de compartilhamento em seu blog, assim se um leitor gostar e lembrar de alguém que também goste ele poderá compartilhar facilmente.
Além disso, sempre incentive seus leitores a compartilhar, coloque uma chamada para ação, e mostre com quem ele poderia compartilhar: se a postagem é sobre planos de casamento: uma amiga que está noiva, uma amiga que vai noivar, alguém que organiza casamento. A postagem é sobre viagem? Alguém que está planejando viajar, alguém que more perto do local e ainda não visitou. Mostre que o compartilhamento será útil para ambos: o amigo que vai ler vai ficar feliz e o amigo que enviou vai ter satisfação de dever cumprido.

Quer aprender a viver de internet? Ganhar dinheiro com criação de conteúdo?
Conheça o curso 
Guia Definitivo - Viver da Internet


Gostaram das dicas? Já usaram algum desses recursos? Onde costuma divulgar seu blog?
Conta aí nos comentários.

Postagens Relacionadas

10 comments

  1. Não é mesmo que sim são umas boas dicas para seguir, posso dizer que já fiz algumas dicas que partilhou, mas agora não costumo fazer, visto que as plataformas acabam po bloquear o link que partilhamos
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu tenho tanta saudade do G+, era a melhor forma de compartilhar conteúdo. Eu sigo já a maioria das suas dicas, mas é sempre bom estar se atualizando. :D
    Beijão! ♥

    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir
  3. These are fab tips and suggestions! Pinterest is my favorite!
    xoxo
    Lovely
    www.mynameislovely.com

    ResponderExcluir
  4. Esse post ajuda super com dicas mais que maravilhosas, saudades Google + que ajudava super também

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas, eu compartilho manualmente.
    Vou ver pra automatizar.
    Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  6. Um post mega interessante :)

    https://sobomeuolhar7.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu preciso largar da preguiça e começar a usar mais o pinterest, acho que vou aproveitar seu post e dar uma engrenada por lá! Me segue quem quiser meu pinterest é cara de cotia. bjks

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Que legal 👏 suas dicas são maravilhosas, sempre faço e ajuda muito na divulgação

    ResponderExcluir
  9. Opa! Ja adorei essas dicas e ja vou colocar em pratica

    ResponderExcluir
  10. Amei as dicas, uso algumas delas.
    Gostei mesmo. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. É muito importante para mim e para o blog. Obrigada pela visita e carinho...