Postagens Recentes

Tipos de Ensaio Fotográfico - Você já Fez Um?

Por 09 setembro

Tipos de Ensaio Fotográfico - Você já Fez Um
Olá pessoal, vamos falar sobre fotos?

Tipos de Ensaio Fotográfico - Você já Fez Um?

Já falei aqui sobre Ensaio Fotográfico - Dicas Para um Ensaio Perfeito, mas algumas pessoas ainda se perguntam se vale a pena fazer um ensaio fotográfico e há muito mito sobre quando e como fazer um ensaio fotográfico e em quais momentos podemos fazer. Então separei uma lista de tipos ensaios tantos tradicionais como não tradicionais para vocês.

Ensaio de Casamento

Ensaio pode ser feito tanto durante a festa, como pode ser feito antes ou depois da recepção. Ter fotos criativas e marcantes com seu vestido de noiva deixará seu álbum ainda mais bonito.Tipos de Ensaio Fotográfico

Ensaio Pré-Wedding ou Pré-Casamento

Um ensaio feito pelo casal antes da grande dia, algumas fotos podem ser usadas tanto no Save the date, como no convite de casamento, na decoração da festa ou no site do casal.

Ensaio Trash The Dress ou Pós-Casamento

Ensaio realizado depois do casamento, a proposta é ser um ensaio mais despojado, mais alegre, uma vez que a tensão pré-casamento já passou e o casal agora tem mais intimidade.
Alguns ensaios Trash the dress são feitos com tinta ou na água, o que pode estragar o vestido.

Ensaio Gestante

Ensaio super tradicional para mostrar toda a beleza e delicadeza da gestação.
O ensaio pode ser feito mês a mês, com a barriga já grande, com ou sem a família.

Ensaio Bodas ou Aniversário de Casamento 

Alguns casais gostam de marcar essa data especial com um ensaio fotográfico. Ele pode ser feito a cada ano ou em datas marcantes como 5, 10, 15, 20 anos e assim por diante.
Para a composição das fotos você pode usar o tema da boda, por exemplo, um ano é boda de papel, pode-se usar buquê com flores de papel, origamis e cartazes.
Tipos de Ensaio Fotográfico

Ensaio Formatura

Quem já concluiu o colégio ou faculdade sabe como vamos perdendo o contato com alguns, além lembramos com carinhos de alguns professores.
Alguns cursos há as fotos tradicionais com a beca e todo mundo junto, mas que tal um ensaio descontraído da sua turma, talvez com os que mais se associa? Pode ser dentro ou fora do colégio.

Ensaio de Família

Com o celular ficou fácil tirar fotos da família, em especial em almoços de domingo. Mas, já pensou em um ensaio com a família com avós e netos, pais idosos, encontro de irmãos ou o casal com os filhos pequenos?

Ensaio com os Amigos

Fala sério, você tem 1000 fotos com seu melhor amigo ou sua melhor amiga, mas nenhuma é profissional? Que tal um ensaio com sua turma?
Fica super descolado e vão ser lembranças maravilhosas.

Ensaio Viagem

Já fez uma viagem incrível sozinha ou marido e ficou sem ninguém para tirar uma foto boa? Ou seu celular não ajudou a mostrar todos os detalhes do lugar? Pois você pode encomendar um ensaio com um profissional da região e ter fotos lindas e marcante da sua viagem.

Ensaio Newborn ou de Bebê

Com certeza você já viu essa tendência super fofa que é o ensaio do bebê recém-nascido, muitas vezes dormindo, enroladinho em lençóis ou numa cestinha. Esse tipo de ensaio ganhou o coração das mamães e deve ser feito até 21 dias após o nascimento. Esse ensaio requer alguns cuidados e muita preparação para o bebê ficar quietinho e aconchegado, sendo importante a escolha de um bom profissional.
Algumas mães optam por um ensaio de bebê normal, até escolhem fazer mês a mês para acompanhar o desenvolvimento do bebê.

Ensaio Infantil

Super tradicional é fazer ensaios na infância, pode ser feito em várias idades e permite fazer temáticos, com acessórios diversos e bem descontraídos.

Tipos de Ensaios Fotográficos

Ensaio de Idoso

Tem coisa mais meiga que nossos avós? Muitas fotos destacam a beleza de lugares e de mulheres bonitas. Mas, um ensaio valorizando a sabedoria dos cabelos brancos, a beleza das rugas formadas pelo tempo. Fica super charmoso um ensaio com idosos, quer em casal ou sozinhos.

Tipos de Ensaio Fotográfico

Ensaio Temático

Uma boa opção é fazer ensaio temático, isso mesmo, mesmo sendo adulto você pode fazer um ensaio temático. Afinal essa é uma oportunidade de se fantasiar sem parecer infantil. Que tal um ensaio com seu personagem preferido, na era de ouro dos super-heróis isso é um tema e tanto.
Você também pode elaborar com temas como as décadas marcantes, como 50, 60, 70 e 80.
Pode ser com carros antigos, motos.

Ensaio Profissional

Ensaio feito para fins comerciais, são ensaio mais sérios normalmente para representar o profissional e apresentá-los aos clientes.
Sabe aquela foto que você ver em um consultório do médico, dentista, advogado, arquitetos e assim por diante? Essas fotos também podem ter outras composições para serem usadas em redes sociais, muitos profissionais usam sites e redes sociais para atrair mais clientes e ter boas fotos faz diferença.
Também algumas profissões fazem para apresentar o trabalho como modelos, maquiadores e cabeleireiros, nesse caso é feito um book para apresentar o trabalho, normalmente chamado de portfólio e pode ser físico ou digital.

Tipos de Ensaios Fotográficos

Ensaio Pet

Tem um bichinho que se tornou um membro da família? Então que tal mostrar seu amor e ainda eternizar seu bichinho na lembrança da família com um ensaio fotográfico? Esse ensaio pode incluir fotos dele sozinho como dele com os membros da família.Tipos de Ensaios Fotográficos

Todas as fotos mostradas aqui são do fotógrafo Kley Martiniano, para ver todos os trabalhos dele acessem a página dele no Instagram:

Gostou da postagem? Conhecia todos esses ensaios? Já fez algum ensaio fotográfico?
Conta pra gente nos comentários, quero saber sua opinião.

Postagens Relacionadas

12 comments

  1. Oh que deve ser bastante bom fazer um, confesso que nunca fiz, mas tens aí boas dicas
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  2. Já fiz e amooo. Ia fazer um de aniversário de casamento mas entrou a pandemia

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade de fazer um ensaio acho lindo

    ResponderExcluir
  4. Já fiz vários! ACHO DEMAIS O trabalho dos fotógrafos é a criatividade deles

    Lu

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca tive vontade de fazer um ensaio para mim, mas para as minhas filhas... Aí é uma outra conversa, só fiz ensaio para book dessas empresas que te param na rua. Bjo

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho muita vontade de fazer um ensaio temático e esse de bebê é tão lindo.

    ResponderExcluir
  7. Lindos os ensaios ainda não conhecia alguns no post mas gostei muito de conhecer.

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Que maravilha essas sugestões 🙂 eu acho lindo estes ensaios

    ResponderExcluir
  9. Que bacana, eu acabo fazendo sempre por conta dos looks. Gosto muito.

    ResponderExcluir
  10. Sempre quis fazer! Quando mais nova eu sonhava em ser modelo. Não sabia da existência de tantos tipos de ensaio.

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bem? Fazer ensaio fotográfico é tudo de bom. Uma recordação para toda a vida. Sou fotógrafa amadora. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. É muito importante para mim e para o blog. Obrigada pela visita e carinho...