Postagens Recentes

Palmilha de Silicone: Qual a Importância nos Cuidados com a Saúde

Por 03 outubro

Olá pessoal, hoje vim compartilhar uma super dica de saúde:

Palmilha de Silicone: Qual a Importância nos Cuidados com a Saúde

Palmilha de Silicone Qual a Importância nos Cuidados com a Saúde
Existem algumas profissões em que ficar de pé por muito tempo acaba sendo uma exigência. Se essa atividade for recorrente, é possível que a pessoa sofra de problemas na coluna, pernas e pés, uma vez que são essas as partes que acabam sofrendo toda a pressão de sustentar o corpo contra o chão.

Porém, esse problema pode ser atenuado com o emprego de um produto prático e econômico: a palmilha de silicone. Confeccionada de um material moldável e confortável de pisar, ela pode ser colocada em qualquer tipo de calçado.
Palmilha de Silicone Qual a Importância nos Cuidados com a Saúde

Até por isso que os diferentes modelos de palmilhas ortopédicas acabam sendo bastante comuns de ser utilizados entre os brasileiros, uma vez que elas ajudam justamente em problemas como a dor na coluna.
De acordo com um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, 36% da população possui algum tipo de trauma na coluna vertebral ou na lombar, que causam dores nessa região.

Em relação ao mundo, os números ficam mais alarmantes ainda. Pelas estatísticas da OMS (Organização Mundial da Saúde), estima-se que 80% da população do planeta passará por algum tipo de dor na coluna, em algum momento da vida.

Pensando nisso, o blog te trouxe algumas informações importantes sobre porque é necessário se utilizar de uma palmilha de silicone confortável.

Se utilizando da palmilha confortável no dia a dia

Balconistas, recepcionistas, diferentes esportistas e pessoas que passam muito tempo em movimento são as primeiras pessoas a sentirem todo o impacto dos problemas da coluna. Porém, o sedentarismo e a falta de prática de exercícios também contribuem para que as costas sintam o peso do prejuízo, principalmente na área da coluna lombar.

Por isso, é sempre importante, sendo você sedentário ou não, saber como cuidar da saúde. E, para isso, basta aliar a utilização de uma palmilha anatômica, de silicone ou de gel, com um sapato mais confortável.

Seu uso ajuda a prevenir lesões das articulações, tendões, joelhos e tornozelos. Feitas em diversos modelos, a palmilha costuma ter a fabricação trabalhada com materiais especiais, que possuem um sistema de amortecimento de impacto com o solo.

Nesse quesito, o silicone é um dos melhores materiais, pois ele melhora a resistência e a capacidade de amortecimento da palmilha para sapato. Por conta de sua maciez e flexibilidade, este é um item ideal para a utilização diária de pessoas que praticam esportes.

Para utilizar a palmilha em silicone da maneira correta, não basta apenas comprar e já ir colocando no calçado escolhido. É preciso também introduzir o acessório para o cuidado com a saúde de maneira gradual.

Primeiro, calce as palmilhas posturais em partes do dia, aumentando o tempo conforme os seus pés forem se adaptando ao acessório.
Palmilha de Silicone Qual a Importância nos Cuidados com a Saúde

Palmilha de silicone x palmilha ortopédica

Antes de mais nada, é possível dizer que toda a planilha pode ser ortopédica, entretanto, nem todas fazem o trabalho de ortopedia. Para um melhor entendimento, seguem algumas explicações.

Para prevenir as lesões decorrentes de uma má postura ou de um esforço repetitivo nas pernas, a palmilha de silicone costuma ser bem eficaz. Porém, se o problema já está prejudicando a saúde da pessoa, principalmente na extensão dos membros inferiores, o recomendado é utilizar as palmilhas ortopédicas.

Geralmente, a palmilha ortopédica é um tipo de acessório para os cuidados com a saúde que é pensado e fabricado por profissionais de fisioterapia ou técnicos em ortopedia.

Esses precisam de prescrição médica e são confeccionados de acordo com as características específicas de cada pessoa, junto de avaliações de pisada e postura, além de testes de mobilidade e equilíbrio, que completam o diagnóstico para a fabricação de palmilha ortopédica.

Agora, no caso das palmilhas posturais mais comuns, elas não possuem nenhum tipo de padronização. Cada marca escolhe o próprio modelo, sempre levando em consideração os custos de produção, sem pensar no conforto do usuário.

Um problema que pode gerar muitos outros traumas posturais, essa característica das palmilhas fez com que diversos fisioterapeutas e demais profissionais da área de saúde recomendam se utilizar, nos casos mais gerais, de modelos de palmilha com conforto básico, que buscam se adaptar ao formato do pé e interferir menos no corpo do usuário.
Palmilha de Silicone Qual a Importância nos Cuidados com a Saúde


Caso o problema seja algum tipo de desequilíbrio na postura, é possível aplicar uma técnica chamada posturologia, que inclui a utilização de palmilhas posturais sob medida, cujo objetivo é complementar o tratamento de cifoses, hérnia de disco, escoliose e lordose.

Muito além de ser apenas um acessório básico para ser vestido junto de um calçado, a palmilha de silicone é essencial para quem possui problemas de postura ou nas articulações.
Somente por utilizar itens como esses é possível evitar qualquer tipo de intervenção médica ainda maior, como cirurgias e medicamentos.

Caso sério, hein pessoal? Gostaram da matéria? Já usaram palmilha? Eu uso de silicone no calcanhar e vocês?
Contem aí nos comentários

Postagens Relacionadas

19 comentários

  1. Já tinha ouvido falar, mas não é coisa que use assim muito
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  2. Oi Alécia! Eu amei, principalmente nas andanças de pioneira ou quando fico bastante tempo no carrinho, sinto dor... Acho que pode ajudar. Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Informações muito interessantes. Muito obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  4. Que bacana, vou providenciar. Estou precisando.

    ResponderExcluir
  5. Que post mais xompleco obrigada por todas essas informações e eu não sabia que essa palmilha ajudava tanto a prevenção desta ximplicaccom da coluna.Ja vou aderir ando com muitas dores na lombar.bjss e mais uma vez obrigada por todas as informações.

    ResponderExcluir
  6. Que ótimo, eu uso uma magnética que proporciona os mesmos benefícios e ajuda na circulação sanguínea, evitando pés inchados e dolorosos.

    ResponderExcluir
  7. Realmente sentir dor na coluna é uma coisa horrível, e para quem trabalha ficando a maior parte do tempo em pé com certeza tem dores assim. Apesar de ainda não ter usado já fico pensando que quando precisar irei usar uma palmilha de silicone.

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho algumas e acho genial. Sao otimas!

    ResponderExcluir
  9. Que bacana isso. Meu marido está precisando de uma palmilha assim para postura. Gostei de conhecer.

    ResponderExcluir
  10. super bacana, acho que ajudam mesmo a coluna e os sapatos a ficarem mais confortaveis

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  11. Palmilha nunca usei, usei aquelas de silicone para usar no calcanhar de Aquiles e achei desconfortável.

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  12. Usei palmilhas durante anos, pra auxiliar no meu tratamento e até gostava. Hoje em dia não uso mais, embora ache que ainda preciso rs. Ótimo Post

    ResponderExcluir
  13. Já precisei usar porque tinha o famoso pé chato, mas confesso que como não usava no sapato próprio, ela era bem desconfortável. Mas me ajudava bastante. Depois que fiz a cirurgia, não usei mais.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  14. Meu filho usa as de silicone, mas apenas num pé, realmente são ótimas pois pra quem tem problema na coluna ajuda muito! Bjs (•‿•) 💛

    ResponderExcluir
  15. eu sou uma que usa muito essas palmilhas!!!!
    bjoo

    Tiemi
    RoseBoxBlog

    ResponderExcluir
  16. Eu usava uma época, tem muitos benefícios e é tão confortável
    Beijos
    www.opsquerida.com.br/
    www.instagram.com/siteopsquerida/

    ResponderExcluir
  17. Adorei o post, super informativo. Faz tempo que uso no meu dia a dia e a diferença até mesmo no cansaço no final do dia é enorme.

    Grande beijo, Franci.
    www.delirioscotidianos.com

    ResponderExcluir
  18. Great post dear!
    I follow you can you follow me back?
    www.guzelvekulturlu.com
    Kisses

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. É muito importante para mim e para o blog. Obrigado pela visita e carinho...