Postagens Recentes

4 Dicas Fundamentais para Conquistar uma Vaga no Vestibular

Por 13 junho

Olá pessoal, hoje vim compartilhar algumas dicas de estudo:

4 Dicas Fundamentais para Conquistar uma Vaga no Vestibular

4 Dicas Fundamentais para Conquistar uma Vaga no Vestibular
Está chegando o Enem, alguns vestibulares de meio de ano e muitas pessoas estão fazendo planos de fazer as provas, se você é uma dessas vai amar o artigo, se não vai fazer nenhuma prova, já compartilha com os amigos.
Você sabia que existem formas de estudar onde você pode apresentar melhores rendimentos com menor tempo investido? Sim. Uma pessoa que estuda do modo correto pode ter melhores resultados do que uma pessoa que estuda o dobro do tempo, mas que faz isso de forma desorganizada e incorreta. Abaixo apresentamos três dicas simples para você se sair bem nos estudos e mandar bem no vestibular! Confira:

Estude em blocos e faça pequenas pausas

Inúmeras pesquisas realizadas já provaram que realizar pequenas pausas ao longo de uma tarefa que demanda esforço mental pode aumentar a produtividade e melhorar o resultado final. Isso porque após o período de 30 minutos de estudo, nosso cérebro começa a diminuir sua capacidade de retenção do conhecimento.
Por isso, antes de ficar estudando por inúmeras horas seguidas, separe seus estudos em pequenos blocos de tempo. Estude por meia hora e faça uma pequena pausa de 3 minutos. Ou, se você tem dificuldade em realizar pausas de raciocínio, você pode estudar por uma hora seguida e fazer uma pausa de 10 minutos. De qualquer forma, é importante que nessas pequenas pausas você se desligue um pouco dos estudos e faça algo que descanse sua cabeça.
Seja ouvindo uma música ou simplesmente tomando uma rápida ducha.

Escolha o seu espaço de estudos

Talvez já tenha acontecido com você: você está quase conseguindo resolver aquele problema dificílimo e seus pais ou seu irmão mais novo acaba tirando sua atenção. Isso é normal. Antes de iniciar os estudos, certifique-se de que você não terá distrações por pelo menos algumas horas. Desligue o celular e a televisão e avise seus parentes que você irá ficar indisponível por algumas horas para poder se dedicar aos estudos.
Qualquer distração, por menor que pareça, pode afetar o processo e diminuir nossa produtividade. A melhor coisa é que durante esse período de tempo, que dissemos que deveria ser curto, então não será tão difícil, manter o celular mudo, nos dar um tempo nas redes sociais e esquecer de assistir TV. Caso veja necessidade, procure um lugar para estudar fora de casa.

Descanse e se alimente bem

Se alimentar bem e se hidratar com frequência é fundamental não só para atletas, mas para todas as pessoas que desejam ter bons rendimentos ao longo do dia.C
À medida que avançamos em nossos estudos, temos um grande gasto físico e mental, por isso é necessário ter uma dieta correta para que nosso corpo e, acima de tudo, nossa mente possa atender às demandas e desafios que surgem ao longo de nosso desenvolvimento acadêmico.
Um estudo publicado pela Stanford University mostrou que é o conhecimento adquirido durante o dia é reforçado pela geração de conexões neurais, que ocorrem durante o sono e que também são essenciais para gerar memórias e salvar informações a longo prazo. Ou seja, agora você tem uma ótima desculpa para dormir um pouco mais além da conta. Mas lembre-se: dormir além da conta pode trazer mais prejuízo do que benefícios para sua vida de estudante.

Busque um método eficaz

Existem diversos métodos de estudos que já foram validados por pessoas que tiveram sucesso acadêmico e profissional. Por exemplo, o método Montessori, desenvolvido na Itália a mais de 100 anos atrás, foi responsável por formar pessoas como Anne Frank, Príncipe William e Larry Page (fundador do Google). Esse método de ensino, por exemplo, você aprenderia preposição utilizando exemplos reais do dia a dia aplicado em atividades realmente lógicas e divertidas.
Por outro lado, existem outros métodos de ensino, como é caso do Freinet, muito utilizado no Brasil, onde o estudo é incentivado em sua realização em grupos. Ou seja, em vez de estudar sozinho em casa, você estuda com outras pessoas, que irão ajudar no desenvolvimento de seu conhecimento.
Não importa qual método estudo você busque, contando que seja algo validado e que realmente funcione.
Estudando na Biblioteca

Gostaram das dicas? Vai fazer ou já fez vestibular? Qual dica achou mais fácil?
Conta nos comentários, vou gostar de saber

Postagens Relacionadas

17 comments

  1. Oh que algumas coisas não sabia, mas adorei cada uma das tuas dicas
    Beijinhos
    Novo post (Unha Decorada?) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Se o estudante adotar um método e tiver disciplina, com certeza ele consegue garantir uma vaga na faculdade!

    ResponderExcluir
  3. Graças a Deus já tenho a minha, mas eu super usava essas dicas, aliás uso até hoje na faculdade e sempre deu muito certo

    ResponderExcluir
  4. Gostei das dicas. Sempre anota tudo que aprende na aula, escolher um lugar silencioso, ler livro, ver vídeo aula, se alimentar bem, descansar, dormir 8h de sono completa, fazer resumos de cada tópico com suas palavras tudo isso ajudar na concentração e memorização pra lembrar na prova. Bjsss
    http://espacodividido5.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. bom dia, como vai?
    Eu gostei bastante dessas dicas
    acredito que ja passei por isso e sei o quando é diicil

    ResponderExcluir
  6. Dicas valiosas para os estudantes que vão prestar vestibular. Não conhecia o método Montessori, que interessante!

    ResponderExcluir
  7. ótimas dicas para quem vai prestar vestibular =)

    ResponderExcluir
  8. Excelentes dicas, planejar os estudos é fundamental para uma boaprova.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, como vai? Eu gostei bastante dessas dicas, acretido que estudar e se esforçar realente é sempre necessario
    eu ja me formei e sei o queé isso, e lemrando que nao bastante apenas estudar para o vestibular, tem que se dedicar tbm na faculdade
    beijos
    https://coisasdegarotas2018.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Apesar de não estar em preparação para vestibular, adoro essas dicas de estudo, afinal estou sempre estudando muito, seja um texto de teatro ou um curso novo... ou até pra coletar material pro blog. Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  11. Essas dicas sao otimas
    Todo adolescente deve ve essa sua postagem

    ResponderExcluir
  12. Uma outra dica que eu adicionaria à lista é montar um cronograma de estudos. Faz toda a diferença!

    Beijos
    www.degradeinvisivel.com.br

    ResponderExcluir
  13. Gostei bastante das dicas, a dica que achei mais fácil foi a de estudar em blocos e fazer pequenas pausas

    ResponderExcluir
  14. Oi
    Que dicas ótimas,para quem está estudando é melhor ainda né, ajuda bastante,arrasou muito,bjs.

    ResponderExcluir
  15. Sua dicas são fantásticas e realmente testar métodos é importante pelo fato do que funciona para um.nao necessariamente vai funcionar com o outro.

    ResponderExcluir
  16. São dicas valiosas e que realmente funcionam! É muita válido seguir.

    ResponderExcluir
  17. Uau que dicas maravilhosas! Vou mandar o seu link para a minha filha! Beijos

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. É muito importante para mim e para o blog. Obrigada pela visita e carinho...