Postagens Recentes

Empreendedores - Dicas Para Lidar Com Crises

Por 04 janeiro

Empreendedores - Dicas Para Lidar Com Crises
Olá pessoal, vamos de dicas sobre economia e empreendedorismo?

Empreendedores - Dicas Para Lidar Com Crises

Ser empreendedor é uma mistura de sentimentos e tarefas diários. Um empreendedor, no Brasil, precisa acima de tudo saber que há momentos de grandes conquistas e momentos de crise e para passar por momentos de crise separei algumas dicas.
Não é incomum o cenário econômico mudar de uma hora para outra, então essas dicas podem ser bem úteis para gerenciar seu negócio em tempos de crise.

Planejamento é fundamental

Se você está à frente de um negócio, já deve saber que a palavra-chave para o sucesso é “planejamento”. Um planejamento financeiro anual é como um escudo contra surpresas desagradáveis. Considere as previsões nacionais e o histórico da sua empresa para estar preparado para qualquer revés. Tome decisões racionais, baseadas em projeções realistas.

Considere os Custos Fixos vs. Variáveis

Separe os custos que variam conforme a demanda, como insumos, dos custos fixos, como aluguel e salários. Ao estabelecer limites de gastos, sua empresa pode traçar metas para permanecer no azul mesmo em tempos difíceis.

Raio X no Fluxo de Caixa

Monitore de perto a entrada e saída de dinheiro. Saiba não apenas o faturamento total, mas também segmente custos e receitas por produto. Entenda para onde cada despesa vai. Enxergue a situação real da sua empresa para planejar o futuro com segurança. Use ferramentas que facilite seu trabalho, como o sistema protheus.

Precificação: O Equilíbrio Delicado

Avalie constantemente os preços dos seus produtos ou serviços. Esteja atento à concorrência, às mudanças de mercado e à estrutura de custos. Em tempos de crise, essa análise torna-se ainda mais importante.

Fidelização: Mantenha Seus Clientes Perto de Você

Não se acomode com seus clientes atuais. Utilize estratégias como promoções e campanhas para garantir sua frequência. Construa um banco de dados com os contatos dos clientes e use essas informações estrategicamente. Cative os clientes com campanhas e brindes em datas especiais.

Pessoa Física X Jurídica: Mantenha as Coisas Separadas

Separar informações, despesas e ganhos entre o negócio e o proprietário é fundamental. Sua empresa precisa ter vida própria, e retirar dinheiro do caixa indiscriminadamente não é sustentável. O oposto também é verdadeiro: um negócio que depende constantemente da injeção de dinheiro dos sócios não é viável. Tenha uma conta PJ para os recebimentos da empresa e estabeleça um salário para você.

Acompanhamento Diário

Dedique algumas horas todos os dias para analisar a saúde da sua empresa. Muitos empreendedores têm uma tonelada de dados, mas por falta de tempo, acabam não utilizando essas informações valiosas. Considere até mesmo contratar um profissional especializado para essa tarefa.

Ter um negócio próprio é maravilhoso, mas precisa de atenção e planejamento. Agora você está pronto para traçar um caminho sólido para o sucesso financeiro do seu negócio.

Gostaram da dica? Qual a sua técnica para lidar com crises no seu negócio?

Postagens Relacionadas

0 comments

Deixe aqui seu comentário. É muito importante para mim e para o blog. Obrigada pela visita e carinho...