Postagens Recentes

Como Investir Hoje Nos Seus Projetos Futuros

Por 24 abril

Como Investir Hoje Nos Seus Projetos Futuros
Olá pessoal, vamos de dicas sobre finanças?

Como Investir Hoje Nos Seus Projetos Futuros

Já falamos aqui algumas vezes sobre economia e finanças e com o Sicredi separamos algumas dicas para ajudar vocês a fazer um planejamento financeiro para começar a poupar e investir.

O Sicredi sabe a importância da Educação Financeira para a formação cidadã a fim de fomentar o desenvolvimento financeiro e fazer parte do cotidiano das pessoas, tornando-se gradativamente cultural. A falta de Educação Financeira e planejamento financeiro traz preocupações reais para muitos brasileiros, como envelhecer sem garantia ou reserva financeira para que consigam se sustentar.

A principal dificuldade das pessoas

Há pessoas que não tem consciência de como administrar suas receitas ao longo do mês. Por isso, é fundamental fazer um planejamento financeiro pessoal, para que você tenha controle sobre o seu orçamento, independentemente da renda, e possa alcançar objetivos de curto, médio e longo prazo.

O primeiro passo é conhecer suas receitas e despesas para tomar decisões mais assertivas, como avaliar se uma compra realmente é necessária. Então, comece anotando seus ganhos e gastos fixos, que não variam sem aviso, como aluguel, prestação do carro, entre outros.

Inclua também as despesas variáveis, colocando um valor médio para cada uma: contas de água, energia e gás, além de gastos com supermercado e lazer. Pode ser em um caderno, planilha no computador ou até mesmo em aplicativos no celular. O importante é ter esses dados registrados para que você tenha uma visão mais clara da sua situação financeira.

“O Sicredi procura contribuir para o despertar da importância da educação financeira de nossos cooperados através de uma mudança de postura perante os aspectos comportamentais, que resultem em atitudes adequadas de planejamento, empoderamento e consumo sustentável” destaca Celso Régis, presidente da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia.
Como Investir Hoje Nos Seus Projetos Futuros

Colocando em prática

E para consumir com responsabilidade e ter uma vida financeira mais saudável, preparamos 3 dicas para você:

1. Se você sabe que não consegue se controlar, procure maneiras de evitar gastos. Por exemplo: faça uma lista de compras e saia com o dinheiro contado;

2. Determine um valor para gastar mensalmente em roupas ou equipamentos eletrônicos e nunca ultrapasse esse valor;

3. Colocar uma % da despesa fixa mensal como investimento. O ideal é organizar um planejamento onde estes valores estejam dentro da renda, por menor que seja, a fim de estar preparado para uma emergência ou quando queremos conquistar um sonho.
Como Investir Hoje Nos Seus Projetos Futuros

Quando precisar investir para seu futuro, procure uma agência do Sicredi e peça para seu gerente lhe mostrar todas as opções de investimentos. Assim você pode escolher a que melhor se encaixa nas suas necessidades.

Site do Sicredi: www.sicredi.com.br

Gostaram das dicas? Já tem o hábito de poupar ou quer começar?

Postagens Relacionadas

1 comments

  1. Que acaba mesmo por ser umas boas dicas até para seguir
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. É muito importante para mim e para o blog. Obrigada pela visita e carinho...