Postagens Recentes

Análise Corporal - O Que É e Como Funciona?

Por 13 dezembro

Análise Corporal - O Que É e Como Funciona
Olá pessoal, vamos falar de saúde e bem-estar?

Análise Corporal - O Que É e Como Funciona e Seus Benefícios?

Gostaria de compartilhar com vocês a minha experiência com a Análise Corporal, fiz a minha análise com a terapeuta Flávia Gonçalves, de Ouro Preto/MG e a experiência foi excelente, então gostaria de compartilhar com vocês. Vamos entender primeiro o que é análise corporal e como é feita.

O que é Análise Corporal?

É um método de análise e estudo da mente de uma pessoa através da leitura corporal, sendo analisado o formato do seu corpo. Seus estudos tiveram começo no início do século 20, durante os estudos de psicanálise com Reich e Freud, em Viena, na Áustria.

Segundo esses estudos o corpo de uma pessoa desenvolve características distintas de acordo com os processos de mielinização durante o período da gestação até a infância, o que forma os traços de caráter e assim sua personalidade, forma de sentir e pensar.
Análise Corporal - O Que É e Como Funciona?

Como funciona a análise corporal?

São no total 5 traços de caráter e visto que todos nós passamos pelos 5 processos, temos presente em nosso sistema os 5 traços, na análise corporal, que é feita por um terapeuta, avalia e calcula a porcentagem desses traços e então gerar seu gráfico, que determina como funciona sua mente.
Análise Corporal - O Que É e Como Funciona?
Mesmo todos tendo os 5 traços de caráter a porcentagem varia de pessoa para pessoa, assim embora duas pessoas possam ter picos semelhantes a proporção acaba sendo diferente e assim elas conseguem ser parecidas e ainda assim diferentes. Por isso, embora lendo sobre o assunto ou observando por alto, você consiga identificar alguns dos seus traços, a análise é importante para você entender exatamente a porcentagem de cada traço, como cuidar deles na proporção correta.

A análise corporal pode ser feita presencialmente ou por vídeo, nela são analisadas 6 partes do corpo, por isso é importante procurar um profissional qualificado, que deixe você a vontade e que possa passar tranquilidade e confiança.
Análise Corporal - O Que É e Como Funciona?

Existe diferença entre Análise Corporal e Leitura Corporal?

Sim, são coisas diferentes, embora os nomes sejam parecidos. Na análise corporal são estudadas 6 partes do corpo, a forma como o corpo se formou mostra a porcentagem dos traços de caráter de uma pessoa e como ela pensa.
Já a linguagem corporal estuda a forma como a pessoa se comporta em determinadas situações, como seus gestos e postura indicam o que ela sente no momento.
Análise Corporal - O Que É e Como Funciona?

Quais os benefícios da Análise Corporal?

Saber a porcentagem dos seus traços pode te ajudar a cuidar dos seus traços e trazê-los para o recurso. Cada traço tem recursos incríveis e muitas vezes convivemos com eles sem saber como trazer o melhor desses recursos à tona.
Na análise você pode entender e aprender a lidar com relacionamentos abusivos, procrastinação, relação com dinheiro, sexualidade, entre outros. Isso é possível, porque entendendo como sua mente funciona você consegue entender porque trava em alguns campos da vida e descobre a chave para destravar isso.

Vou contar um pouco minha experiência para você entender melhor como isso acontece na prática.
Análise Corporal - O Que É e Como Funciona?

O que eu achei da Análise Corporal?

Confesso que antes de fazer a Análise Corporal com a Flávia Gonçalves, eu estava meio cética, afinal será que dava mesmo para conhecer como a mente de alguém funciona apenas por observar seu corpo?
Antes de fechar com a Flávia, conversamos e ela tirou algumas dúvidas minhas, comecei a acompanhar o perfil dela no Instagram e mesmo através das postagens no Instagram que são curtas, consegui ver muitas dicas que me ajudaram e deram um estralo na minha mente. Por isso, mesmo que agora você não possa fazer a Análise Corporal, indico que acompanhe o perfil no Instagram da Flávia Gonçalves, as dicas e conteúdo dela já abrem a mente para fazer mudanças reais na sua vida.

Mas, e a Análise Corporal? Bom, fiz a análise uns meses atrás e na hora foi tanta para absorver que anotei em um caderninho, só de fazer a análise já comecei a chorar, coisa que não fazia há tempos, e vieram várias coisas da minha personalidade que eu estava tentando esconder de mim mesma.
Infelizmente, nem todo mundo que convive conosco realmente faz bem pra gente, experiências que passei e conviver com algumas pessoas que não me aceitavam como eu era, que criticavam meu jeito de falar e agir me fizeram aos poucos me trancar em uma cápsula de receios.
Engraçado é que uma parte de mim até sabia disso, no fundo a gente sempre sabe, mas quando eu tentava externar isso sempre achava que aquelas pessoas eram boas demais, que o problema devia está em mim.

A análise me ajudou a ver que ser como a gente é não é um problema, o problema é tentar nos encaixar no mundo de outras pessoas, conviver com pessoas que não nos entendem e não nos aceitam.
Engraçado, que durante um tempo repetia várias vezes a frase: 'sempre fui assim e isso nunca foi um problema, por que agora é?' e sempre ouvia que 'você precisa mudar para as pessoas gostarem de você', e gente como isso era absurdo, porque durante toda a minha vida tive amigos de verdade, pessoas que carrego comigo até hoje e que, sim, muitas vezes me diziam onde eu precisava melhorar e era incrível como aprendi muitas coisa com cada amizade que fiz, mas elas me ajudavam a ser melhor e não mudar quem eu era como pessoa. Então, como era possível agora eu acreditar que eu precisava mudar meu jeito, minha forma de falar, de agir, de ser para ter amigos!? Loucura, né?

Mas, talvez alguém pergunte: 'mas, você não via isso?'. Sim, via sim, e até me afastei dessas pessoas, mas isso mexe tanto com a gente, que depois disso não sabia voltar para meu estágio inicial, não conseguia resetar, sabe? Mesmo passando anos, não conseguia ser eu mesma, era como se tivesse uma trava, como se algo apitasse na minha mente toda vez que conhecia alguém, e ouvia: 'se você for você mesma não vão gostar de você'. Isso adoece a gente não só em sentido emocional, mas físico também.

E a análise ajuda você a entender onde você está se machucando, como se acolher e curar sua feridas. Entendi que a solução não estava nas pessoas que me cercam, mas em como eu deixava que essas pessoas influenciassem minha vida. A análise corporal ajuda você a entender e ter auto responsabilidade, a entender suas dores e, principalmente, como sara-las de forma adulta e responsável.

Engraçado que conversando com meu esposo sobre as coisas que tinha anotado no caderno durante a sessão, ele foi dizendo: 'você é assim mesmo', 'você faz isso quando...', 'você já fez isso...', e cada dia que foi passando fui confirmando tudo que aprendi na análise fazia sentido. Fui colocando em prática o que aprendi sobre minha personalidade e vi que funciona.

Não é mágica e nem é fácil, é uma luta constante, afinal são 5 vozinhas gritando na sua mente em volumes diferentes. É um mundo que se abre, você muda sua forma de ver a si mesmo e o mundo; e isso é transformador. E vale muito a pena fazer Análise Corporal!

Gostaram de saber um pouco sobre a Análise Corporal? Como falei a minha fiz online com a Flávia Gonçalves, ela é terapeuta em Ouro Preto/MG, ela também trabalha com análise corporal, terapia e reflexologia podal.
Análise Corporal - O Que É e Como Funciona?
Entre em contato e saiba mais:

Fiquem de olho que vou trazer mais postagens sobre esse assunto por aqui.

Postagens Relacionadas

10 comments

  1. Que foi mesmo bom conhecer um pouco mais de algo que não sabia assim muito
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante! Já ouvi falar sobre linguagem corporal, já a análise não...
    garotastarfashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante esse método da análise corporal, parece ser bom, muito legal saber da sua experiência bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Eu que legal 🙂 eu acho bem interessante Análise Corporal.

    ResponderExcluir
  5. Achei super interessante. Até então nunca havia ouvido falar

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esta análise corporal e achei muito interessante, pois realmente carregamos uma vida inteira em nosso corpo.

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia ainda esse método, mas parece ser muito interessante fazer, pois assim podemos nos conhecer melhor e como você mesmo disse, enfrentar nosso medos e problemas de forma madura e séria. Muito bom o seu relato de experiência.
    Beijão! ♥

    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir
  8. Eu não sabia que tinha diferença, achava que os dois eram a mesma coisa. Muito interessante esse seu relato, fiquei com vontade de fazer tbm

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Não conhecia muita coisa sobre análise corporal, então seu post trouxe muitas informações valiosas para mim. Percebi o quanto é necessário sabermos mais a respeito. Adorei o post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá, nunca tinha ouvido falar sobre Analise corporal
    Muito produto poder ler sobre o assunto
    Bjs

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. É muito importante para mim e para o blog. Obrigada pela visita e carinho...