Postagens Recentes

Cuidados Com Acessórios, Joias, Semijoias ou Bijuterias

Por 12 maio

Olá pessoal, vamos falar de acessórios? Como conserva-los?

Cuidados Com Acessórios Joias, Semijoias ou Bijuterias

Com certeza você deve ter algum acessório em casa, eles fazem parte do look de homens e mulheres há milhares de anos e são dos mais variados: vão desde cintos, colares, brincos e relógios.
Com certeza, você tem algum ou vários acessórios, mas você sabe como qual a melhor forma de cuidar dos seus acessórios?

Como guardar seus acessórios?

Um passo essencial para cuidar bem dos seus acessórios é acertar na maneira como você guarda seus acessórios, separei algumas dicas para ajudar você a guardar seus acessórios do jeito certo e conserva-las por mais tempo. Primeiro cada tipo de acessório tem um jeito certo de ser guardado e conservado. Não dá para abordar todos aqui, então vamos falar de alguns.

Cintos, bolsas e sapatos:

Acessórios como cintos, bolsas e sapatos precisam ser deixados de modo que não amassem ou arranhem.
Os cintos podem ser guardados ou em suportes próprios e modo que fique retos, outra opção é  deixa-los enrolados, da mesma maneira que vieram na embalagem original.
Evite deixar as bolsas penduradas por longo tempo, pois pode deformar as alças, o ideal é deixa-las em um armário.
 
Sapatos também, não é bom deixa-los em caixas pois essas acumulam umidade, se precisar deixar em caixas garanta que as mesma tenham saquinhos de sílica e também deixe o furinho da caixa aberto para haver ventilação, se for sapatos que não use com frequência, lembre-se também de fazer manutenção nos sapatos a cada 3 meses, para garantir que não pegaram mofo, nem nada do tipo.
Se tiver uma sapateira ou espaço no armário é o ideal, deixe um pequeno espaço entre os pares para haver ventilação. Se a peça for muito especial, e o material correr o risco arranhões pode ser deixado em sacos arejados de tecido leve como TNT ou furadinho. Importante que o tecido seja bem arejado.
deixe em um local arejado e sempre com saquinhos de sílica.

Relógios e Óculos

Para relógios e óculos o ideal seria guardar nos estojos originais com as lentes para cima para evitar arranhões ou em gavetas com divisórias próprias, forras com camurça. Evite atrito entre as peças. Também faça manutenção nas peças, em especial os relógios podem acabar estragando a bateria.

Joias, Semijoias e Bijuterias

Joias e semijoias são peças delicadas e com um custo considerável, então precisam ser bem cuidadas para que durem bastante tempo.
No caso de colares e brinco de pérolas, elas podem ser riscadas facilmente e não conseguem se adequar perto de outros metais. O ideal é envolver as pérolas em papéis de seda ou tecidos suaves como o algodão. Usar embalagens como camurça também é crucial para manter suas pérolas bem protegidas dos possíveis danos externos.
 
Em peças de prata, precisa de um cuidado a mais para evitar a oxidação e prolongar por mais tempo sua cor natural, as joias de prata devem ser guardadas sempre em um local seco e sem luz. De preferência, sempre lacradas em sacos plásticos, guardados em caixinhas individuais ou em saquinhos de pano, isso porque ele evita que as peças fiquem expostas a luz e ao calor. Além disso, ele é macio e evita que haja arranhões na joia.
Peças de ouro ou outro metal nobre também precisa de cuidados, então o ideal é investir em um porta-joias com forro de camurça ou tecido macio. Escolha um modelo com divisórias pequenas e dê preferência aos que são forrados com feltro ou veludo.
 
Se não puder investir em um porta-joias no momento separe as peças com bolinhas de algodão ou saquinhos de veludo. Uma ideia prática de guardar joias é coloca-las em saquinhos é identificá-los com algum tipo de etiqueta. Dessa forma, no lugar de abrir cada um dos saquinhos para achar uma peça específica, com as etiquetas é possível identificar mais rápido o lugar das coisas.
Bijuterias podem ser guardadas em locais menos delicados, mas é bom evitar atritos com outras peças uma caixa organizadora plástica já é suficiente.
Para colares e maxi brincos podem ser colocados em um painel de cortiça ou EVA.

Cuidados com os acessórios no dia a dia

Evite molhar as peças, em especial se for mexer com produtos químicos como água sanitária e desinfetante.
Cuidado com perfumes e cremes hidratantes o ideal é colocar os acessórios por último depois que os produtos já tiverem sido absorvidos pela pele.
Se precisar limpar use um pano macio, evite produtos abrasivos ou escovas de cerdas duras.
Evite nadar ou praticar atividades com peças que podem se perder facilmente.
 
Gostou das dicas? Como guarda e conserva seus acessórios? Qual dica gostou mais?
Conta aí nos comentários.

Postagens Relacionadas

1 comentários

Deixe aqui seu comentário. É muito importante para mim e para o blog. Obrigado pela visita e carinho...