Postagens Recentes

Vai Ter Que Ficar em Casa? Como Aproveitar o Tempo Sem Enlouquecer

Por 21 março

Como Aproveitar o Tempo Sem Enlouquecer
 Olá pessoal, vamos de dicas de vida? O que fazer em tempos de crise?

Vai Ter Que Ficar em Casa? Como Aproveitar o Tempo Sem Enlouquecer

O mundo está passando por uma onda de pandemia e isso exige um recolhimento social nesse momento e em casos de quem teve contato com alguém contaminado ou está com algum sintoma, a orientação é quarentena total. Tudo isso, significa muito, muito tempo em casa. E muitos pensam no que fazer com tanto tempo em casa?

Em tempos de paralisação, quarentena ou mesmo férias forçadas não é fácil ficar em casa 'sem fazer nada'. Afinal, essas coisas são impostas e não programadas, não dá para arrumar as malas e sair de férias. Então o que fazer em casa?

Para muitas pessoas como eu, que estão acostumadas a sair, conviver com muitas pessoas ou que tem um trabalha movimentado, ficar em casa um ou dois dias é até bom, mas depois disso, ficar em casa se torna entediante, cansativo e enlouquecedor. Então vamos às dicas de 4 campos da vida para você se manter ativo.

Cuide da sua mente

A primeira coisa a fazer é cuidar da sua mente, não fique apenas sem fazer nada. Deixar a mente vazia e ficar vendo um noticiário atrás do outro vai deixar você ainda mais tenso e em vez de ser um descanso, você vai se sentir triste e estressado. Então, mantenha a calma!

Crie uma programação, uma rotina!
Faça uma lista de atividades para fazer durante os dias que ficará em casa. Coloque atividades diferentes para cada dia, assim os dias não parecerão iguais. Veja abaixo algumas atividades para colocar na sua rotina para saúde mental:

Coloque a leitura em dia, sabe aquele livro que você comprou a sequência inteira e não saiu do primeiro? Essa é a hora de colocar a leitura em dia, aproveite para colocar isso na sua rotina.
Maratone séries e filmes.
Ouça músicas que te 'deixam para cima' e se possível dance.
Como Aproveitar o Tempo Sem Enlouquecer
Faça um curso online, sabia que existem muitos cursos que dá para fazer online, inclusive alguns são gratuitos, muitos dão certificado e são ótimos para melhorar o currículo.
Estude, se pretende fazer vestibular ou concurso, aproveite para colocar as matérias em dia. Ou se ainda estuda na escola, revise alguns assuntos para a mente não bugar.
Fique com sua família em casa, desenterre jogos como baralho, dominó, damas, banco imobiliário ou jogos que não precisam ser comprados como imagem e ação, mímica, quem sou eu ou ABC, CEP, aquele que você sorteia uma letra e tem que falar o nome de várias coisas que começas com aquela letra.
Como passar o tempo em casa

Cuide das suas emoções

Na mesma pegada de cuidar da mente, cuide das suas emoções. Evite ficar apavorado, deprimido
Não fique de pijama em casa, troque de roupa, isso desativa o "modo preguiça" em nosso cérebro.
Não fique totalmente isolado, converse com amigos, seja por meio de redes sociais, mensagens de texto ou telefonema.
Cuidado com jornais e programas sensacionalistas em excesso, assista um e depois mude para uma programação mais leve.

Cuide da sua espiritualidade, faça orações, peça a Deus para aumentar qualidades como fé, paciência e alegria. Agradeça pelo que tem e por está com boa saúde. Leia a Bíblia e ore a Deus para conseguir entender o que ler. Faça pesquisas sobre assuntos bíblicos que teve sempre curiosidade, como, por exemplo: Como é Deus? Como ser amigo de Deus? Por que existe tanto sofrimento? Quando as doenças vão acabar? Essas podem ser encontradas no site: www.jw.org.
Se é casado, cuide da sua relação também, namorem, passem um tempo juntos, faça um jantar a dois ou peça delivery, mas não deixe essa situação afastar vocês.

Tire planos do papel, revise seus planos e sonhos, veja qual dá para fazer agora nessa situação. Faça planejamentos para depois que tudo normalizar, não perca seus sonhos: planeje viagens, passeios, almoços entre amigos, compras, enfim tudo que está adiando ou parado agora.
Como passar o tempo em casa

Cuide do seu corpo

Nada de passar o dia todo deitado no sofá apenas assistindo. Manter o corpo ativo ajuda a manter o peso, já que ficando em casa acabamos comendo mais.

Faça atividade física, mesmo em casa, elas também ajudam a liberação de hormônios que nos mantém mais alegres e dão uma sensação de bem-estar.
Você pode pensar, mas que atividade vou fazer em casa? Pode ser danças liga o som, não muito alto, que os vizinhos estão em casa também, e se solte, dance mesmo sem ritmo. Há ainda alguns vídeos na Internet incentivam atividades de 5 minutos ou escolha alongamentos.

Tome um pouco de sol e respire ar fresco, faça isso em uma janela, na varanda ou quintal de casa.

Alimente-se bem, como falei ficar em casa dá uma fome do nada, então cuidado redobrado.
Dê preferência a lanches e petiscos mais saudáveis como frutas. Limite os industrializados, coma, porém coloque um limite. Capriche no almoço com verduras e legumes que dão saciedade.
Beba bastante água, se você está em casa pode ir ao banheiro a vontade e ainda pode manter os rins saudáveis.

Faça um spa em casa, cuide das unhas, cabelos e pele. Teste aquelas receitinhas caseiras da internet que você salva no celular. Aprenda umas técnicas de maquiagem na internet.
Como passar o tempo em casa

Cuide da sua casa

Na correria do dia a dia, muitas vezes adiamos algumas coisas na casa.
Vai dizer que você não tem aí panelas e vasilhas sem tampas? Ou ainda pior tampas que você não tem ideia de onde saíram? Essa é a hora de dá aquela faxina nos armários e geladeira.
Faça uma faxina no guarda-roupa 8 portas, que está lá caindo tudo cada vez que abre😁, separe para doação peças grandes ou pequenas demais. Analise seus sapatos também. Se tem mais de 6 meses que não usa, pense bem se vai voltar mesmo a usar.

Mantenha a casa limpa e bem arejada. Lugares sujos ou abafados causam doenças, como problemas respiratórios.
Como passar o tempo em casa

Gostou das dicas? Está preparado para ficar em casa? Cuide-se e cuide do próximo também. Conte se você está ficando em casa e o que está fazendo para não perder sua alegria.

Postagens Relacionadas

16 comments

  1. Só tem dicas maravilhosas amiga, vou aplicar

    ResponderExcluir
  2. Oh que são umas boas dicas
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  3. Por incrível que pareça estou aproveitando bem o meu tempo !!! Amei as dicas �� Lu

    ResponderExcluir
  4. Amei demais essas dicas, pra mim não vai ser tão difícil, pois eu amo ficar em casa ❤️🌹.

    ResponderExcluir
  5. Amei tbm as dicas, top, vou colocar em prática.

    ResponderExcluir
  6. Post muito completo, utilidade pública! ♥
    garotastarfashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei das dicas e passei a te seguir pra nao perder nenhuma!
    Estou oferecendo cursos onlines de make, consultoria para instagram e moda!!!
    Para saber mais, fala pelo instagram @juliamodelodemodelo.

    juliamodelodemodelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa eu estava mesmo precisando de dicas assim, eu já não aguento mais essa quarentena.

    ResponderExcluir
  9. mt boas dicas, temos que nos cuidar e cuidar da nossa casa nesses dias

    ResponderExcluir
  10. Eu estou em casa e, por incrível que pareça, estou me cuidando menos. Acho que vou amanhã mesmo começar uma rotina de beleza.

    Beijos,
    Marcela Miranda

    ResponderExcluir
  11. Excelente o seu post, tem ótimas dicas. É fundamental ocupar bem o tempo para não se estressar.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  12. É bem isso mesmo, cuidando pra não enlouquecer (mais)! kkk

    ResponderExcluir
  13. De tudo, pra mim o mais difícil tem sido cuidar do corpo e estabelecer uma rotina. Meu sono tá todo zoneado e eu nem sei mais o que é comer bem e me exercitar. Mas são ótimas dicas as que você deu, é essencial nos manter estáveis física e emocionalmente em um período tão conturbado.

    ResponderExcluir
  14. Nossa nem fale menina, eu continuo trabalhando mais imagino pra quem fica em casa é muito difícil mesmo, arrasou nas dicas.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. É muito importante para mim e para o blog. Obrigada pela visita e carinho...