Postagens Recentes

Profissões na Internet - O Quais São e Como Ganham?

Por 10 junho

Profissões na Internet - O Quais São e Como Ganham
Olá pessoal, vamos falar um pouco sobre trabalho na Internet?

Profissões na Internet - O Quais São e Como Ganham?

Com a explosão da internet surgiram novas profissão e muita confusão na mente de muitas pessoas, algumas não sabem diferenciar algumas modalidades. Muitas pessoas me perguntam sobre como é o trabalho com Internet, se ganha dinheiro com isso, outras pessoas fazem confusão com os termos modernos como blogueira, influenciadora digital, YouTuber, Instagrammer e outras nomenclaturas que foram surgindo. Então vou falar um pouco sobre cada nomenclatura e aproveito para falar sobre como cada uma ganha dinheiro. Claro que há pessoas que fazem mais de uma coisa, então elas podem juntar as funções abaixo e ganhar de várias maneiras, em um post não dá para falar tudo, então vou falar o básico:

Blogueiro(a)

O que é: Para ser blogueira a pessoa precisa ter um blog, assim como para ser motoqueiro a pessoa precisa pilotar moto, para ser blogueiro a pessoa precisa escrever em um blog.
Então, não é número de seguidores em determinada rede social que define se a pessoa é blogueiro e sim a atividade que ela faz. Mas, com a popularidade de algumas pessoas que começaram com blog e depois se tornaram famosas, o termo começou a se misturar com outros.
O blogueiro gera conteúdo para seu blog, quer seja ele de sua vida pessoal ou de um seguimento como culinária, moda, beleza e assim vai.
Como ganha dinheiro: O blogueiro ganha por publicidade em seu blog, seu espaço! Essa publicidade pode ser por banner na lateral do blog, por visualização em seu blog, publicação de texto por encomenda, e algumas trabalham com permuta quando a empresa paga em produto pela divulgação da marca, como afiliado de produtos físicos e digitais.
O blogueiro precisa manter um blog, envolvendo além das postagens o blog em si, também a estrutura do mesmo com coisas como layout, domínio e para alguns, a hospedagem.

Youtuber ou Vlogger

O que é: O YouTuber é a pessoa que trabalha direcionada a criar vídeos para a plataforma do YouTube, muitas blogueiras mantém um canal no YouTube como suporte de seu trabalho com o blog, mas o YouTuber investe principalmente em vídeos. Ele cria conteúdos de acordo com o público, muitos seguem um cronograma com dias de postagem, desenvolvimento de assunto, gravação, edição, publicação e divulgação do vídeo.
Já o vlogger é o termo para quem gera conteúdo em forma de vídeo.

Como ganha dinheiro: O YouTuber ganha por visualização dos vídeos, patrocínio de empresas que pagam para ter sua marca mencionada no vídeo, ou produto testado.

Criador de Conteúdo Digital

O que é: pessoa que cria conteúdo para alguma plataforma, o conteúdo pode ser textual, audiovisual ou apenas visual, imagens e fotos.
O foco não é tanto na pessoa, mas no conteúdo.

Como ganha dinheiro: Ele vai ganhar de acordo com a plataforma que atua. Ela pode ganhar por visualização no blog, vídeos, patrocínio de empresas, pela criação de textos.

Influenciador Digital

O que é: aqueles que influenciam pessoas por alguma mídia, embora algumas pessoas gostem de determinar números para um influenciador, na verdade, não há, porque Influenciador é quem por meio de sua vida influencia pessoas a comprar, fazer algo ou seguir certo estilo de vida.

Hoje é bem comum pessoas influentes no ramo de artesanato, vida fitness, vida saudável ou moda.

O Influenciador pode ter ou não um blog, canal no YouTube ou Instagram, ele tem forte influência em alguma plataforma, mas sem necessariamente produzir conteúdo. Ele não precisa produzir textos ou vídeos, no caso do influenciador o foco principal é nele como pessoa ou sua vida, então é comum ver um perfil com mais fotos da pessoa, enquanto outros seguimentos há mais variedades, em alguns, a pessoa nem aparece.

Como ganha dinheiro: Ele ganha por patrocínio de empresas do ramo, por presença em eventos e outras coisas. Esse pagamento pode ser por permuta, dinheiro ou ambos.

Instablog e Instagrammer

O que é: pessoa que cria um mini blog dentro do Instagram, ele usa a plataforma para criar conteúdo. As fotos e legendas são cheias de dicas e informações.

Como ganha dinheiro: Ele ganha por patrocínio e publicidade para marcas que querem ter seus produtos ou marca indicados por ele. Eles ganham para criar o conteúdo ou para publicar o conteúdo enviado pela marca.

Tiktoker

O que é: pessoa que cria vídeos curtos para aplicativos como Tiktok, Kwai, Helo, GotChosen e outros. Embora o terno seja referente ao Tiktok, plataforma mais famosa nesse formato de vídeos curtos, muitas pessoas se destacam em outros aplicativos também.

Como ganha dinheiro: Os próprios aplicativos contratam por meio de agência alguns criadores de conteúdo, assim a pessoa ganha por visualização em seus vídeos e uma comissão com o aplicativo. Algumas marcas podem contratar para ter seus produtos citados nos vídeos.

Social Media

O que é: o profissional que cuida das redes sociais de outras pessoas e empresas. Muitas empresas e pessoas não têm tempo de cuidar das redes sociais e com isso, surgiram várias oportunidades de trabalho, entre elas o Social Media, uma pessoa que cuida da rede social de outra, ela pode fazer vários serviços, como: criação de conteúdo, responder comentários, interagir com outras contas, criar campanhas.

Como ganha dinheiro: são contratados por empresas, profissionais e artistas para criar e editar conteúdos, gerir campanhas e acompanhar estatísticas. 

Gostaria de trabalhar como uma dessas profissões digitais? Se ainda não tem experiência em criar conteúdo de qualidade, fechar parcerias, monetizar seu conteúdo e viver de internet, aprenda o passo a passo com curso Guia Definitivo - Viver da Internet

Veja outros conteúdos para te ajudar:
Redes Sociais Essenciais Para Blogueiras
Onde e Como Divulgar Seu Conteúdo?
Como Monetizar Seu Blog? Ganhe Dinheiro Com Seu Conteúdo!


Gostaram da matéria? Conheciam dessas diferenças? Realiza algum desses trabalhos?

Postagens Relacionadas

15 comments

  1. Nossa que tens aí umas boas dicas, acho que tenho de seguir
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  2. Muito boas as dicas e as diferenças as vezes as pessoas pensam que é tudo a mesma coisa

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei muito do poste,me ajudou muito obrigada 😃💕.

    ResponderExcluir
  4. mt bacana, sou blogueira ha 10 anos e até hoje infelizmente nao consigo viver disso

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Ótimo amiga post esclarecedor ainda faltou o meu mídia digital o que trabalha fazendo propaganda para lojas de atacado

    ResponderExcluir
  6. Muito legal você falar sobre as profissões, eu tenho trabalhado com blog há mais de 10 anos!


    Beijos, Pri ♥
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu consigo tem uma retorno com YouTube ainda que pequeno. Gosto muito desse trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda nao recebo dinheiro com as redes sociais, mas é uma coisa que eu gosto tanto de fazer

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não consigo viver financeiramente falando com meu blog, mais um dia chego lá.

    ResponderExcluir
  10. Que ótimo post. Adorei saber de todas essas especificações dessas profissões que adoro por sinal

    ResponderExcluir
  11. a internet é um lugar lindo!!
    eu sou criadora de conteúdo e adoro!

    ResponderExcluir
  12. Amo minha profissão mas fiquei quase 2 anos sem conseguir receber, você sabe que demora né? Mas consegui algumas outras profissões tbm que me ajudaram nesse meio tempo.

    ResponderExcluir
  13. Ai que maxímo! a internt e o trabalho com ela, vem crescendo tanto!
    E eu fico feliz de fazer parte desse ciclo :)
    beijos
    Taty
    https://www.tatycampos.com.br/

    ResponderExcluir
  14. essa área de atuação na internet esta bem ampla, e tem varios ccaminhos que não são fáceis como muitos acham quando entram, tem que ter muito foco e disciplina! amei o post

    ResponderExcluir
  15. Adorei seu posto. Não tinha visto nenhum conteúdo assim e foi muito valioso entender essa diferença entre essas profissões.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. É muito importante para mim e para o blog. Obrigada pela visita e carinho...